Banner Portal
Galeria Homero Massena: 30 anos
PDF

Palavras-chave

Galeria
História
Exposições

Como Citar

TEIXEIRA, Bernadette Rubim. Galeria Homero Massena: 30 anos. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 1143–1148, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.4096. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4096. Acesso em: 5 fev. 2026.

Resumo

O objetivo dessa comunicação é apresentar a história da Galeria Homero Massena como um espaço importante no processo de atualização da arte em Vitória. Inaugurada em 31 de março de 1977, a Homero Massena é um dos primeiros espaços no Espírito Santo especialmente criado com a finalidade de abrigar exposições de Artes Visuais. Surge numa época em que começam a ocorrer mudanças no pensamento e fazer artístico de alguns jovens que não aceitam mais os valores estéticos defendidos na Escola de Belas Artes. Quebrando a hegemonia da arte acadêmica na Capital, esses artistas invertem a diretriz do pensamento artístico e voltam suas investigações e reflexões para os postulados da arte contemporânea. Desde então a Galeria Homero Massena tem sido um espaço que dá visibilidade à produção de artistas em início de carreira e durante seus 31 anos de existência vem atuando como agente de difusão e intercâmbio cultural. Ao promover também exposições de artistas de fora do estado, contribui para a oxigenação do ambiente artístico, ampliando não só as possibilidades do pensar e fazer a arte, mas oportunizando ao público local experiências estéticas diversificadas. Seu acervo de mais de 300 obras, formado por doação em contrapartida pela utilização do espaço, constitui um importante painel das Artes Visuais no Estado. Por fim, pretendemos mostrar a contribuição da Galeria Homero Massena na validação e consolidação da carreira de artistas capixabas contemporâneos que iniciaram suas trajetórias na década de 80, alguns atuando hoje no cenário artístico nacional e internacional.

PDF

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Art. In: Les annés 80 d’anne bony. Paris: Éditions du Regard, 1995. p. 51-171.

CATÁLOGO OFICIAL Como Vai você, Geração 80? Revista Módulo Especial, jul/ag. RJ, 1984.

GALERIA HOMERO MASSENA: trinta anos – 1977/2007. Textos de Almerinda Silva Lopes e Maria Helena Lindenberg. Vitória: SECULT. [S.d.].

LINDENBERG. Maria Helena. A CST e seu acervo de Arte. In: Arte na CST. Vitória: Gráfica Santo Antônio, 200351 p.

LINDENBERG. Maria Helena. Resumo das Artes Plásticas no Espírito Santo, Século XX. In: Relatório Anual Escelsa 1999.

LOPES, Almerinda Silva. “Uma dama e três valetes na arte atual capixaba. In: INSTITUTO CULTURAL ITAÚ BR/80 – Pintura Brasil década 80. São Paulo: [s.ed], 1991.

LOPES, Almerinda Silva. Resumo da história da Arte no Espíriso Santo: Século XX. In: Relatório Anual Escelsa 1999.

LOPES, Almerinda Silva. A escola de Belas Artes e o contexto artístico capixaba no iníciodos anos 50. br.geosities.com/anpap_2004/textos/chtca/ Almerinda_silva.pdf (acesso em 10.11.2008).

Relatório Anual Escelsa, 1999.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Bernadette Rubim Teixeira