Banner Portal
Musa impassível cumpre destino mítico
PDF

Palavras-chave

Musealização
Escultura
Musa Impassível
Brecheret

Como Citar

RAHME, Anna Maria. Musa impassível cumpre destino mítico. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 946–951, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.4047. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4047. Acesso em: 5 fev. 2026.

Resumo

Em 13 de dezembro de 2006, uma movimentada e cuidadosa operação atestada por autoridades, estudiosos, familiares e curiosos em geral acompanhou o traslado da escultura Musa Impassível para a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Trata-se de uma Alegoria à Poesia em homenagem à poetisa Francisca Júlia, implantada desde 1920 no Cemitério Araçá. A obra de Victor Brecheret, em mármore, é uma estátua hierática que reafirma os valores clássicos na arte tridimensional, unindo matéria, técnica, forma, adereços, suportes. Pode-se mesmo afirmar que o conjunto escultórico corporifica os versos, identificando similaridades entre a peça de Brecheret e o poema “Musa!” escrito alguns anos antes por Francisca Júlia. Em seu fazer artístico, Victor Brecheret incorpora a mitologia e a amplia, associando mãe e filho, feminino e masculino, sensualidade e gestação, classicismo e parnasianismo. A despeito de opiniões contrárias à mudança do locus, tem-se a certeza da justa ressurreição promovida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, nesses tempos de musealização indiscriminada de objetos com pouco ou nenhum valor cultural.

PDF

Referências

CAMARGOS, Márcia. Musa Impassível. São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.

HUYSSEN, Andréas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004, 2ed, p.35-56.

KRAUSZ, Luis S. As musas. São Paulo: EDUSP, 2007.

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o Moderno. São Paulo: EDUSP, 1999, p.61/67.

RAHME, Anna Maria. Imagens femininas em memória à vida. São Paulo: FAUUSP, 2000.

RAHME, Anna Maria. A representação da “morte burguesa” nos primeiros cemitérios públicos de São Paulo. México, DF/Morelia: Universidad Autonoma Metropolitana. Anales del VI Encuentro Iberoamericano y Primer Congresso Internacional de Valoración y Gestión de Cementerios Patrimoniales y Arte Funerário, out/nov 2005.

VERNAN, Jean-Pierre. El universo, los dioses, los hombres. Barcelona: Anagrama, 2000, p.219.

VOVELLE, Michel. L’avènement de la mort bourgeoise. In: L’heure du grand passage: chronique de la mort. Paris: 1993.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Anna Maria Rahme