Resumo
Este texto propõe um pensar sobre as singularidades da reflexão teórica do artista pós-moderno, seus modos de operação e sua articulação com o objeto artístico. O agenciamento de uma prática teorizada e a produção no campo da arte é pensado aqui, centrando-se num estudo de caso da experiência do artista brasileiro Cildo Meireles, no que se refere a sua reflexão teórica presente no texto Inserções em Circuitos Ideológicos e a relação com os Projetos Coca-Cola e Cédula, produzidos na década de 1970. Investiga-se a aparição do trabalho de arte com um trânsito específico com seu lado de fora textual, cruzamento que revela modos de conjugação entre a reflexão teórica e a obra de arte: entrelaçamento, superposição e/ou pressuposição? As relações que podem ser estabelecidas entre esses campos são encaradas como um pólo do “hibridismo” da arte pós-moderna que configura domínios não limitados à pura visualidade, nos quais podem se observar uma movimentação da arte pelo campo verbal, que ressalta a conjunção teoria-prática de arte.
Referências
ART & LANGUAGE. In: COTRIM, C.; FERREIRA, G. (Org.) Escritos de artistas: anos 60/70 seleção e comentários. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. p. 235 – 248.
BASBAUM, Ricardo. Além da Pureza Visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. São Paulo, 2005.
CILDO Meireles, a geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Artviva, 2001. Texto de Paulo Herkenhoff e Cildo Meireles. Catálogo de exposição.
MEIRELES, Cildo. Inserções em circuitos ideológicos. In: COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória. (Org.) Escritos de artistas: anos 60/70 seleção e comentários. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. p. 264 e 265.
COTRIM, C.; FERREIRA, G. (Org.) Escritos de artistas: anos 60/70 seleção e comentários. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
KOSUTH, Joseph. Arte depois da Filosofia. In: COTRIM, C.; FERREIRA, G. (Org.) Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 210 a 248.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Juliana de Souza Silva Almonfrey