Resumo
Esta pesquisa propõe um estudo teórico a partir da poética da artista Sandra Rey considerando uma análise sobre o seu processo criativo e como ocorre a hibridação nas suas obras. Os trabalhos de Sandra Rey foram elaborados a partir de imagens captadas em situações de deslocamento sobre determinadas paisagens, cenas do cotidiano e o retrato. Suas pesquisas resultam de imagens fotográficas que a artista manipula no ambiente digital com a finalidade de modificar e transfigurar os modelos extraídos do real em estruturas experimentais de sentidos. Nesse contexto criativo evidenciam-se diferentes maneiras de entrecruzar as artes visuais com as tecnologias digitais, o que possibilita uma abordagem sobre a hibridação na arte contemporânea.
Referências
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. (Tradução Sandra Rey). Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.
PARENTE, André (org.). Imagem e máquina. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
REY, Sandra. Cruzamentos Impuros : uma prática artística por hibridação e contaminação de procedimentos. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas: Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. 16ª ANPAP. Florianópolis, 2007.
REY, Sandra. O processo como cruzamento de procedimentos: considerações sobre as relações de produção da arte contemporânea. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas: Arte: Limite e contaminações. 15ª ANPAP. Salvador, 2006.
REY, Sandra. Uma perspectiva histórica sobre a passagem da representação do movimento à sua prática no espaço real. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas: Panorama da Pesquisa em Artes Visuais. 17º ANPAP. Florianópolis, 2008.
RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS, Nara Cristina. Arte (e) Tecnologia em sensível emergência com o entorno digital. Tese de Doutorado UFRGS, Porto Alegre, 2004.
VENTURELLI, Suzete. Arte: espaço_tempo_imagem. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004. Revista Porto Arte. V 13, nº21, maio 2004. Porto Alegre: Instituto de Artes/UFRGS, 2004.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Fabiane Sartoretto Pavin