Resumo
A dialética entre arte e sociedade sempre foi uma constante na história dos movimentos artísticos, tencionada por artistas que tentaram acompanhar cada mudança ocorrida na sociedade, transpondo-as para suas obras. Nos domínios artísticos da festa do Boi-bumbá de Parintins, o artístico e o social também se imbricam mutuamente, objetivados pela inserção na cênica de temas relacionados à cultura amazônica, especialmente o índio e o meio ambiente. Assim como a sociedade foi remodelando seu modo de perceber o ‘indígena’ e o ‘ecológico’, penetrando nos conflitos que permeiam seus respectivos universos, a forma como estes conteúdos eram trabalhados pelos artistas também foi sendo modificada, inclinando-se para abordagens com teor cada vez mais crítico, uma atualização que abriu espaço para a construção de um projeto político de conscientização. Sob este prisma, o presente artigo empreende analisar como se estabeleceram os vínculos entre produção artística e movimentos sociais no âmbito da festa do Boi-bumbá de Parintins, enfatizando os condicionantes que orientaram a valorização do índio e do meio ambiente, bem como os resultados perceptíveis desse novo momento artístico na mentalidade e no comportamento daqueles que produzem e consomem o evento.
Referências
BRILL, Alice. Da Arte e da Linguagem. Editora Perspectiva S.A. Coleção Debates. 1988. São Paulo.
CANCLINI, Nestor Garcia. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. Tradução de Maria Helena Ribeiro da Cunha e Maria Cecília Queiroz Moraes Pinto. Editora Cultrix. São Paulo. s.d.
DANTAS, Gerson Severo de Oliveira. O boi-bumbá de Parintins como Fenômeno da Comunicação de Massa. Dissertação de Mestrado: Ufam. Manaus, 2003.
DEJARD VIEIRA FILHO, Raimundo. Bumbás de Parintins: Tradição e Mudança Cultural. Manaus/AM. Universidade Federal do Amazonas. 2003.
HAUSER, Arnold. A arte e a sociedade. Tradução de Maria Margarida Morgado. Lisboa. Editora Presença, 1952.
RODRIGUES, A.S.B. Boi-bumbá: Evolução – Livro-reportagem sobre o Festival Folclórico de Parintins. Manaus: Editora Valer, 2006.
Entrevista - PACHECO, Maria de Jesus. Depoimento. Entrevistador: Marivaldo Bentes. Parintins/AM, 2008. 1 cassete sonoro (60 min), 3 ¾ pps, estério.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Marivaldo B. da Silva