Banner Portal
À sombra de Leon Battista Alberti: a critica de arte em meados do século XVI
PDF

Palavras-chave

Vasari
Alberti
Renascimento

Como Citar

BYINGTON , Elisa. À sombra de Leon Battista Alberti: a critica de arte em meados do século XVI. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 106–116, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3789. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3789. Acesso em: 5 fev. 2026.

Resumo

Nas Vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos de Giorgio Vasari há, em meio à biografia dos artistas, sempre um “auto-retrato embutido” do autor, além do retrato de uma época. Tal aspecto parece se acentuar na segunda edição de 1568, na qual Vasari aumenta o numero de Vidas, incluindo autores vivos e sua autobiografia. A nova configuração do livro desloca a atenção do narrador para o presente e aponta para a necessidade de colocar cada um dos artistas em relação a contemporaneidade. A presente comunicaçao analisa a Vida de Leon Battista Alberti a quem Vasari dedica poucas paginas - nao obstante o lugar por ele ocupado na construçao do mito toscano - nas quais um ou outro elogio superlativo se conjuga a sérias restrições à obra arquitetônica e pictórica do humanista. Alberti é acusado por Vasari de ser predominantemente homem de letras e de gozar de fama imerecida como arquiteto e artista. Ao longo de todo o texto, Vasari insiste na contraposição entre “ciência e teoria” versus “pratica e experiência”, travando uma espécie de corpo a corpo com seu biografado, visando promover um perfil que parece sob medida para si mesmo. Na cirrada disputa contra a fama do Alberti deixa entrever a extrema utilidade da figura do humanista para a discussão do próprio papel de arquiteto factotum e conselheiro do príncipe. De tal observação resulta claro que Alberti - tanto pela atualidade de seus escritos quanto pela ausência de publicações teóricas de análoga estatura, como se lamenta Vasari - não era uma figura com colocação histórica estável no Panteão do glorioso passado de Florença mas era ainda uma presença incômoda.

PDF

Referências

- Vasari G., Le Vite de’ più celebri pittori, scultori e architetti, Firenze. (org. G. Milanesi), Firenze, 1914.

– 1568 - Vasari G., Le Vite de’ più celebri pittori, scultori e architetti (as ediçoes Torrentiniana e Giuntina cotejadas, org. Paola Barocchi e Rossanna Bettarini, Firenze, 1966.), versao on-line aos cuidados do Centro di Ricerca per i Beni Culturali della Normale di Pisa, Cribecu: http://biblio.signum.sns.it/vasari/ F. Borsi, Leon Battista Alberti, Opera Completa, Milano, 1980.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Elisa Byington