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Decifrando códigos: entendendo o papel e o lugar da revista Código no cenário da poesia visual brasileira das décadas de 70, 80 e 90 do século XX
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Palavras-chave

Poesia intersemiótica
Edições autônomas de artistas
Vanguardas no Brasil

Como Citar

PAROS , Felipe Martins. Decifrando códigos: entendendo o papel e o lugar da revista Código no cenário da poesia visual brasileira das décadas de 70, 80 e 90 do século XX . Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 848–860, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3966. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3966. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Este artigo oferece aos seus leitores uma “panorâmica” sobre a trajetória de Código - publicação independente, editada e publicada em Salvador (Bahia – Brasil), do ano de 1974 até o ano de 1990 do século XX, pelo engenheiro, poeta e estudioso da literatura mineiro Erthos Albino de Souza. Código funcionou como um pequeno fórum sobre poesia e literatura experimentais - mormente aquelas que surgiram a partir dos desdobramentos diretos do Movimento da Poesia Concreta, tornando-se uma das responsáveis pela sobrevivência e pela assimilação desse legado teórico-estético por toda uma geração de jovens criadores. Também a trajetória particular de Erthos (o grande pioneiro da poesia por computador no Brasil), além de sua obra (rara e dispersa) como poeta visual/intersemiótico será aqui brevemente re-visitada.

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Referências

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Copyright (c) 2008 Felipe Martins Paros