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A fontegara de Silvestro Ganassi e a teoria das proporções na época de Andrea Gritti (1523-1538)
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Palavras-chave

Renascimento
Veneza
Música

Como Citar

TETTAMANTI , Giulia da Rocha. A fontegara de Silvestro Ganassi e a teoria das proporções na época de Andrea Gritti (1523-1538). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 1163–1172, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.4106. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4106. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

Durante o século XVI, a música teve papel importantíssimo durante as celebrações político-religiosas venezianas e foi fundamental componente para a propagação do “Mito de Veneza”. A ligação entre a música e a cidade remonta à sua constituição, proclamada por Gasparo Contarini como um eco das harmonias celestes. Assim, esta música formada pelas proporções harmônicas tornaria a República bela e florescente. O tema das proporções foi constante em todas as artes na Veneza do Renascimento e de uma maneira intensa durante o governo de Andrea Gritti (1523-1538). Nos anos em que foi Doge, Gritti adotou uma política de renovação urbana a fim de recuperar a imagem da cidade após a crise gerada pela derrota na batalha de Agnadello. E é neste contexto de renovatio que Silvestro Ganassi dal Fontego, músico da Senhoria de Veneza publica seu tratado de flauta doce, o qual também ensina a arte da diminuição, técnica de improvisação musical corrente no século XVI. Neste artigo pretendo expor e contextualizar o conteúdo desta obra, na qual Ganassi propõe um sistema de diminuição baseado nas proporções rítmicas, o que é uma iniciativa única no gênero, e em total concordância com o momento da renovatio grittiana.

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Referências

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