Resumo
Durante o século XVI, a música teve papel importantíssimo durante as celebrações político-religiosas venezianas e foi fundamental componente para a propagação do “Mito de Veneza”. A ligação entre a música e a cidade remonta à sua constituição, proclamada por Gasparo Contarini como um eco das harmonias celestes. Assim, esta música formada pelas proporções harmônicas tornaria a República bela e florescente. O tema das proporções foi constante em todas as artes na Veneza do Renascimento e de uma maneira intensa durante o governo de Andrea Gritti (1523-1538). Nos anos em que foi Doge, Gritti adotou uma política de renovação urbana a fim de recuperar a imagem da cidade após a crise gerada pela derrota na batalha de Agnadello. E é neste contexto de renovatio que Silvestro Ganassi dal Fontego, músico da Senhoria de Veneza publica seu tratado de flauta doce, o qual também ensina a arte da diminuição, técnica de improvisação musical corrente no século XVI. Neste artigo pretendo expor e contextualizar o conteúdo desta obra, na qual Ganassi propõe um sistema de diminuição baseado nas proporções rítmicas, o que é uma iniciativa única no gênero, e em total concordância com o momento da renovatio grittiana.
Referências
FOSCARI, A. TAFURI, M. L’Armonia e i conflitti. La chiesa di San Francesco della Vigna nella Venezia del ‘500. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1983.
GANASSI DAL FONTEGO, Silvestro. Opera Intitulata Fontegara, la quale insegna a sonare di flauto chon tutta l’arte opportuna a esso istrumento massime il diminuire il quale sarà utile ad ogni istrumento di fiato et chorde: et ancora a chi si dileta di canto, composta per Sylvestro Ganassi dal Fontego sonator della Illma. Sa. D. Va., Venezia 1535. A Cura di Luca de Paolis. Società Italiana del Flauto Dolce. Roma: Hortus Musicus, 1991.
HORSLEY, op.cit.; BROWN, Howard M. Embellishing Sixteenth-Century Music. Oxford University Press, 1976.
PACCHIONI, Giorgio. Selva di varii precetti.La pratica musicale tra i secoli XVI e XVIII nelle fonti dell’epoca. Vol. I: Elementi della musica figurata. Bologna: Orpheus Edizioni, 1995.
ROSAND, Ellen. “Music in the Mith of Venice”, Renaissance Quarterly, 1977, XXX, 4.
SALVATORE, Daniele. L’arte opportuna al sonar di flauto. Savignano sul Rubicone: Gruppo Editoriale Eridania, 2003.
WITTKOWER, Rudolf. Los fundamentos de la arquitectura en la edad del humanismo. Madrid: Alianza Forma [Alianza Editorial], 1988.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Giulia da Rocha Tettamanti