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A questão da indumentária em obras de Sandro Botticelli
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Palavras-chave

Quattrocento
Renascimento
Botticelli
Vestuário

Como Citar

CARVALHO , Larissa Sousa de. A questão da indumentária em obras de Sandro Botticelli. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 317–327, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3845. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3845. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

A presente comunicação pretende abordar e analisar algumas obras do pintor italiano Sandro Botticelli (1444/5-1510), pontuando questões referentes à iconografia e à indumentária. Deste modo, suas duas obras de maior destaque – “O Nascimento de Vênus” e “A Primavera” – foram selecionadas para um olhar mais atento, sendo relacionadas a outras imagens, tanto obras do próprio Botticelli, como de outros artistas do período ou ainda de períodos diferentes. Em alusão à indumentária, intenta-se identificar as peças do vestuário e, mais do que isso, perceber suas relações com a tradição clássica, com o contexto do quadro em si e de como isso é compreendido na obra de Botticelli de maneira geral. Ademais, é interessante observar como esses quadros ao invés de representarem temas cristãos, na verdade são representações de mitos clássicos, pois na Florença da segunda metade do século XV, enfatizava-se a idéia de uma verdade e sabedoria superior dos antigos, sendo esclarecido, aos poucos, o próprio contexto histórico do Quattrocento, período em que essas obras foram realizadas. Este estudo deve ser compreendido como uma tentativa de analisar a história da arte através de uma perspectiva não muito explorada até o momento, ou seja, sob o olhar dos questionamentos suportados pelo vestuário nas obras de arte.

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Referências

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Copyright (c) 2008 Larissa Sousa de Carvalho