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Tapete de serragem da semana santa: aspectos desenhísticos de uma tradição da cidade de Ouro Preto
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Palavras-chave

Tapete de serragem
Ouro Preto
Desenho

Como Citar

FREITAS, Esequias Souza de. Tapete de serragem da semana santa: aspectos desenhísticos de uma tradição da cidade de Ouro Preto. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 354–363, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3849. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3849. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

Este estudo de caso representa o estado de uma pesquisa no Mestrado em Desenho da UEFS, e toma o tapete de serragem da Páscoa em Ouro Preto, Minas Gerais, como desenho signo de uma territorialidade ancorada a eventos da história dessa cidade. Por meio dessa tradição são representados elementos da memória de antigos conflitos em Ouro Preto, em que duas comunidades imaginadas reafirmam suas identidades, confeccionando o tapete como obra de arte coletiva e desmanchando-o em ato celebrativo. A pesquisa também pretende caracterizar tecnicamente o tapete de serragem como registro de uma tradição que tem sofrido adaptações, já que seu modo de fazer tem sido sujeito a acomodações quanto ao uso de novos materiais, imposições de percursos urbanos e figuração de temáticas contemporâneas. Uma leitura de seu saber fazer implica análise da competência desenhística empregada na composição dos segmentos do tapete pelos moradores de Ouro Preto. Sendo bem efêmero, o tapete integra o patrimônio cultural imaterial da comunidade, e a memória de seu saber constitui um legado às gerações seguintes.

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