Banner Portal
A pintura de perspectiva no forro das igrejas da comarca de vila do príncipe
PDF

Palavras-chave

Perspectiva
Barroco
Pintura

Como Citar

ARAUJO JUNIOR , Delson Aguinaldo de. A pintura de perspectiva no forro das igrejas da comarca de vila do príncipe. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 275–286, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3840. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3840. Acesso em: 5 fev. 2026.

Resumo

Este trabalho pretende discutir a pintura de perspectiva com falsa arquitetura na comarca de Vila do Príncipe, atual cidade do Serro. Tomaremos como referência o artista português Caetano Luiz de Miranda, que realizou excelentes trabalhos no círculo do diamante, sendo de sua autoria o forro da capela do Bom Jesus do Matozinho, no Serro. Devido ao declínio e estagnação econômica, a Comarca do Serro Frio, com sede em Vila do Príncipe, manteve sua constituição arquitetônica intacta, chegando aos nossos dias em grande originalidade do período colonial e tendo um acervo entre os mais importantes no círculo do diamante. Na pintura religiosa, alcançou qualidades invejáveis, com tramas de rebuscada perspectiva de grande perfeição. No Serro, encontramos obras do pintor Caetano Luiz de Miranda, que trabalhou na capela do Bom Jesus do Matozinho, onde consta, no medalhão central do teto da capela, o tema da narração do recolhimento do Cristo Crucificado na praia de Portugal. Esta é uma grandiosa composição ornamental, com quatro belíssimos anjos, de estilo lusitano. Em volta do medalhão central, temos uma pintura balaustrada sinuosa, composta em perspectiva, tendo em seu parapeito belos anjos entre graciosos arranjos florais com amplos detalhes decorativos. Outra grande influência na região de Vila do Príncipe vem do pintor português José Soares de Araújo. Datada sua presença na capitania a partir de 1765, desempenhou amplo trabalho em Diamantina na linha da perspectiva arquitetônica de estilo barroco.

PDF

Referências

ANDRADE, Rodrigo Mello de Franco de. A pintura colonial em Minas Gerais. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, n.18, p.11-74, 1978.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. A mentalidade religiosa do setecentos: o curral del Rei e as visitas diocesanas. Varia História, Belo Horizonte, v.18, 1997.

CHARTIER, Roger. Introdução à cultura do objeto impresso. In, CHARTIER,Roger (Coord.). As Utilizações do objecto Impresso. Algés [ Portugal ]: Difel, 1998, p.9-21.

DEL NEGRO, Carlos. Nova contribuição ao estudo de pintura mineira: norte de Minas: pintura dos tetos de igrejas. Rio de Janeiro: DPHAN, 1978. Publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 29.

HANSEN, João Adolfo. Notas Sobre o “Barroco”. Revista do IFAC, Ouro Preto, v.4, dez.1997.

JARDIM, Luiz. A pintura decorativa em algumas igrejas antigas de Minas. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº3 ano 1939, Rio de Janeiro. P. 63-102.

LEVY, Hannah. Modelos Europeus na pintura colonial. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico acional, nº8 ano 1944. Rio de Janeiro. P. 7-66

LEVY, Hannah. A Propósito de três Teorias sobre o Barroco. Ver. SPHAN, Rio de Janeiro, v.5, 1941.

LEVY, Hannah. Valor Artístico e Valor Histórico : Importante Problema da História da Arte. Ver. SPHAN, Rio de Janeiro, v.4, 1940.

MARTINS, Judith. Dicionário de artistas e artífices dos séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Rio de Janeiro: IPHAN, 1974. I e II volume. Publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 27

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Minas Gerais. Monumentos Históricos e Artísticos. Circuito do Diamante. Revista Barroco, n. 16, 1995.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p.352 v. 1.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. A pintura em perspectiva em Minas Gerais Colonial. In: Barroco, Belo Horizonte, Nº 12, 1982-83, p. 171-180.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Delson Aguinaldo de Araujo Junior