Resumo
A presente comunicação é parte do projeto de pesquisa de iniciação científica "Reputações públicas e personalidades artísticas: o caso Leon Ferrari". O projeto consiste no estudo das obras do artista plástico argentino contemporâneo León Ferrari, dentro de uma perspectiva da trajetória do seu fazer pessoal, relacionando-o, não obstante, ao meio público. Escolheu-se trabalhar com as colagens do artista, priorizando a relação estabelecida com os ícones (religiosos, políticos ou do âmbito da própria arte) presentes em seu trabalho, por tal recurso formal e lingüístico se apresentar de forma expressiva dentro do conjunto da sua obra. As colagens tratadas nessa comunicação são parte da sua série Releitura da Bíblia, que reitera a crítica à sociedade ocidental e cristã, como insiste o próprio artista. Em Helicóptero (1988), Incircuncisos (1988) e Fecundação (1988), Ferrari se utiliza de reproduções de obras consagradas pela História da Arte – respectivamente, A visão de São Bernardo (1489), de Pietro Perugino, Criação do sol, da lua e das plantas (1511), de Michelangelo e Anunciação (1433-34), de Fra Angelico –, recortando-as e deslocando-as para o seu trabalho, trazendo, ainda, a discussão dos efeitos e estratégias de institucionalização nessas construções críticas.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana: De Giotto a Leonardo. Volume 2. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana: De Michelangelo ao futurismo. Volume 3. São Paulo: Cosac Naify, 2003a.
BOIS, Yve-Alain. “The Semiology of Cubism”. In: RUBIN, William (org.). Picasso and Braque – a symposium. New York, The Museum of Modern Art, 1989.
DUCHAMP, Marcel. “O ato criador”. In: BATTCOCK, Gregory (org.). A nova arte. Trad. Cecília Prada e Vera de Campos Toledo. São Paulo: Perspectiva, 1975, p. 71-74.
GIUNTA, Andrea (ed.). León Ferrari: Retrospectiva. Obras 1954-2006. São Paulo: Cosac Naify/Imprensa Oficial, 2006.
LONGHI, Roberto. Breve mas verídica história da pintura italiana. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Mariana Gomes Paulse