Resumo
A pesquisa e levantamento sobre o conjunto de escritos sobre arte em Goiás (1980- 2007) visam constituir um acervo a partir do qual seja possível analisar questões importantes da cena artística goiana moderna e contemporânea. Esse trabalho, desenvolvido como Projeto de Iniciação Científica (PIBIC 2007/2008) vinculado ao CNPQ, tem por objetivo identificar e conhecer as motivações dos autores que escreveram ou ainda escrevem sobre a produção de artes plásticas em Goiás. Nesse escritos, ainda, busca-se destacar as preocupações estéticas e sociais de artistas, curadores, críticos, jornalistas e escritores, e como se deu a composição de uma identidade específica para essa produção. Além de mapear os personagens responsáveis pelos escritos de arte em Goiás identificando quem são os autores, de onde escrevem, quais temáticas abordam e quais tipos de crítica desenvolvem, com base nos suportes teóricos dessa pesquisa. Esse mapeamento auxiliará na definição do perfil da produção artística moderna e contemporânea em Goiás e de suas justificativas. O debate atual sobre o papel da crítica de arte, suas mudanças e a crescente relação entre o campo visual e o campo verbal da produção crítica e artística promovem ainda mais a temática proposta por essa pesquisa. A partir do mapeamento dos escritos de arte moderna e contemporânea em Goiás (1980- 2007) compreendem-se as mudanças no perfil da crítica de arte e a composição de uma identidade que pretende afirmar-se regional com alteridades específicas, mas inserida ainda em um contexto mais amplo e nacional.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa, 1988, p.127-161.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. 5ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. Modernismo Latino-Americano e construção de identidades através da pintura. Revista de História, São Paulo, nº 153, p.251-282, 2º sem/2005.
FERREIRA, Glória (org.) Crítica de Arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
FIGUEIREDO, Aline. Artes plásticas no Centro-Oeste. Cuiabá: Edições UFMT/MACP, 1979.
GREENBERG, Clement. Arte e cultura. São Paulo: Ática, 1996.
HALL, Stuart. A questão da identidade cultural. Campinas: IFCH/Unicamp, n.18, 1995.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 6ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MAMMÌ, Lorenzo. Mortes recentes da arte. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 60, p.77-85, jul. 2001.
MENEZES, Amaury. Da Caverna ao Museu: Dicionário das Artes Plásticas em Goiás. 2.ª ed. Goiânia: Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, 2002.
SILVEIRA, PX. Conhecer Confaloni. Goiânia: Ed. da UCG, 1991.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In:
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Bárbara Lopes Moraes