Banner Portal
Arquitetura como meio para a construção identitária: o estilo neocolonial nas escolas práticas de agricultura do estado de São Saulo
PDF

Palavras-chave

Arquitetura
Neocolonial
São Paulo
Fernando Costa
Escolas práticas de agricultura

Como Citar

ASSAL , Marianna Ramos Boghosian Al. Arquitetura como meio para a construção identitária: o estilo neocolonial nas escolas práticas de agricultura do estado de São Saulo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 3–13, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3773. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3773. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

A presente comunicação pretende abordar alguns dos aspectos relativos à idealização, concepção do projeto e implantação das Escolas Práticas de Agricultura, realizadas pelo interventor Fernando Costa no Estado de São Paulo entre 1942 e 1945, problematizando sua inserção no contexto arquitetônico e político do período em que foram realizadas. Procura-se,
sobretudo, discutir, a partir do caso específico das Escolas Práticas de Agricultura, o uso da arquitetura como materialização e reafirmação de um determinado projeto político, ou ainda, como estratégia de legitimação de poder. Propõe-se para tanto o estudo das Escolas Práticas de Agricultura sob a perspectiva da adoção da arquitetura neocolonial em um programa escolar - e do discurso ideológico específico que assume para tanto - vista como elemento constituinte do projeto da implantação das referidas escolas, executado no âmbito de órgãos públicos estaduais, inserida na política do Estado Novo e em suas elaborações discursivas de convencimento e legitimação.

PDF

Referências

AMARAL, Aracy (Coord.). Arquitetura neocolonial: América Latina, Caribe, Estados Unidos. São Paulo: Memorial / Fondo de Cultura Económica, 1994.

ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ATIQUE, Fernando. Arquitetando a boa vizinhança: A sociedade urbana do Brasil e a recepção do mundo Norte-Americano, 1876-1945. São Paulo: Tese de doutorado defendida junto à FAUUSP, 2007.

BOGHOSIAN, Marianna Ramos. Escola Prática de Agricultura Fernando Costa: Patrimônio Cultural da Universidade de São Paulo. São Paulo: Trabalho Final de Graduação apresentado junto à FAUUSP, 2005.

BORGES, Vavy Pacheco. Anos 30 e política: história e historiografia. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2001, p.159-182.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. Campinas: FAPESP / Papirus, 1998.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Estado Novo: novas histórias. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2001, p.183-213.

CAVALCANTI, Lauro Pereira. Moderno e brasileiro: a história de uma nova linguagem na arquitetura. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2006.

ESCOLA Prática de Agricultura Gustavo Capanema, Bauru. Acrópole. São Paulo, n.100, ago., 1946, p.109-12.

ESCOLA Prática de Agricultura Getulio Vargas em Ribeirão Preto. Acrópole. São Paulo, n.70, fev., 1944, p.288-91.

FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e a sua história, debate e crítica. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001.

GOMES, Ângela Maria de Castro. O redescobrimento do Brasil. In: OLIVEIRA, Lúcia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo: ideologia e poder. Rio Janeiro: Zahar Ed., 1982, p.109-150.

KESSEL, Carlos. Entre o pastiche e a modernidade: arquitetura neocolonial no Brasil. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado apresentada junto à UFRJ, 2002.

LANNA, Ana Lucia Duarte (Coord.). Cidades Universitárias: patrimônio urbanístico e arquitetônico da USP. São Paulo: EDUSP / IMESP /CPC, 2005.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Alvenaria burguesa: breve história da arquitetura residencial de tijolos em São Paulo a partir do ciclo econômico liderado pelo café. São Paulo: Nobel, 1989.

LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Papirus / Editora da UNICAMP, 1986.

MARTINS, Carlos Alberto Ferreira. Arquitetura e Estado no Brasil: elementos para uma investigação sobre a constituição do discurso moderno no Brasil, a obra de Lucio Costa 1924-1952. São Paulo: Dissertação de Mestrado apresentada junto à FFLCHUSP, 1987.

MARTINS, Zoraide. Agricultura Paulista: uma história maior que cem anos. São Paulo: Secretaria de Agricultura e Abastecimento, 1991. MELLO, Joana. Ricardo Severo: da arqueologia portuguesa à arquitetura brasileira. São Paulo: Annablume / Fapesp, 2007.

PINHEIRO, Maria Lúcia Bressan. Modernizada ou moderna? A arquitetura em São Paulo, 1938-45. São Paulo: Tese de Doutorado apresentada à FAUUSP, 1997.

RITTER, Marcelino. Fernando Costa na interventoria do Estado de São Paulo. São Paulo: Tipografia das Flores, 1943.

RITTER, Marcelino. A reconstrução de São Paulo no Governo Fernando Costa. São Paulo, Artes Gráficas Mangione, s.d.

SEGAWA, Hugo. Arquitetura na era Vargas: o avesso da unidade pretendida. In: PESSÔA, José; VASCONCELLOS, Eduardo; REIS, Elisabete; LOBO, Maria. (Org.). Moderno e nacional. Niterói: EdUFF, 2006, p.83-99.

WOLFF, Silvia Ferreira Santos. Escola Agrícola Getúlio Vargas em Ribeirão Preto: o neocolonial na arquitetura pública. São Paulo: FAUUSP,

ESCOLA Prática de Agricultura Gustavo Capanema, Bauru. Acrópole. São Paulo, n.100, ago., 1946, p.109-12.

ESCOLA Prática de Agricultura Getulio Vargas em Ribeirão Preto. Acrópole. São Paulo, n.70, fev., 1944, p.288-91.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Marianna Ramos Boghosian Al Assal