Resumo
Nas décadas de 1930 até final de 1970 a arquitetura moderna encontra um cenário propício para o seu desenvolvimento na cidade de Campinas. Dentre os edifícios realizados neste período destaca-se o Centro de Convivência de Campinas, projeto premiado do arquiteto Fábio Penteado, concluído em 1975. Apontado como importante centro cultural da cidade encontra-se hoje em estágio de degradação; a edificação que já possuía problemas técnicos desde sua inauguração acompanhou no decorrer dos anos o agravo dos mesmos. Neste contexto algumas questões se tornam importantes: dentro da memória coletiva de Campinas o Centro de Convivência tem um valor simbólico; se caracteriza como um representante autêntico da produção arquitetônica moderna brasileira; possui um valor artístico excepcional. Partindo deste tema, a análise do Centro de Convivência de Campinas só se faz profícua se realizada em conjunto com sua contextualização frente à aplicação das leis de proteção dos bens patrimoniais e as políticas nacionais de preservação; possibilitando obter critérios que auxiliem na identificação e valorização dos bens patrimoniais públicos campineiros.
Referências
BADARÓ, R. Campinas, o despontar da modernidade. Campinas: Centro de Memória Unicamp, 1996.
BRUAND, Y. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1981.
CARPINTERO, C. C. Momento de ruptura: as transformações no centro de Campinas na década dos cinqüenta. Campinas: Centro de Memória Unicamp, 1996.
CARRILHO, M. J. Lastimável estado da casa modernista após 20 anos de seu tombamento. Trabalho institucional produzido pelo IPHAN. S/d.
DOCOMOMO www.docomomo.com. Acessado em 23/11/2008.
FRAMPTON, K. História crítica da arquitetura moderna. São Paul: Martins Fontes, 1997.
GOODWIN, P. Brazil Building – Architecture new and old 1652-1942. New York: The Museum of Modern Art, 1943.
MENEZES, U. B. A preservação dos Acervos Contemporâneos. s/d.
SEGAWA, H. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: EDUSP, 1998
RIEGL, A. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese. Goiânia: Ed. Da UCG, 2006.
ZAKIA, S. A. P. Mario Penteado: arquiteto e obra. Dissertação de Mestrado apresentada na PUCCAMP, 2004.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Silvia Cristina Denardi Roveroni