Resumo
O presente artigo abordará alguns aspectos da ampliação do acesso à arte na França, sobretudo em Paris, desde meados do século XVIII até o início do século XIX. Naquele contexto, o Iluminismo e a mobilidade social estimularam o processo de abertura ao público de exposições de arte, modificando não só a composição do público como também dos consumidores de bens artísticos. Trataremos das exposições públicas, da relação dos novos espectadores com a crítica de arte veiculada pela imprensa, e dos desafios inerentes para a atividade coletiva de apreciação da arte.
Referências
BALZAC, Honoré. Ilusões Perdidas. In PELANDA, Ernesto e QUINTANA, Mário (Trad.). São Paulo:Abril Cultural, 1981.
BAUDELAIRE, Charles. Salones y otros escritos sobre arte. Madrid: Visor, 1996.
BOURDIEU, Pierre. La Distinción. Critério e bases sociales del gusto. Madrid: Grupo Santillana: 1998.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CLARK, T.J. A pintura da vida moderna. Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DeJEAN, Joan. Antigos contra Modernos. As Guerras Culturais e a construção de um fin de siècle. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
ELIAS, Norbert. Mozart. Sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
ELIAS, Norbert. Peregrinação de Watteau à Ilha do Amor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
FRIEDLAENDER, Walter. De David a Delacroix. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
HARRISON, Charles et al. (org). Art in Theory - 1648-1815. An Anthology of Changing Ideas. Oxford: Blackwell Publishers, 2000.
HAUSER, A. História Social da Arte e da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HONOUR, Hugh. Neoclasicismo. Madri: Editorial Xarait, 1991.
HONOUR, Hugh. El Romanticismo. Madri: Alianza Forma, 2004.
JULIÃO, Letícia. Apontamentos sobre a História do Museu em Cadernos de Diretrizes Museológicas, nº 01. Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Cultura/ Superintendência de Museus, 2002.
LOURENÇO, Maria Cecília F. Museus Acolhem Moderno. São Paulo: EDUSP, 1999.
LUZ, Ângela A. da. Uma breve história dos Salões de Arte – da Europa ao Brasil. Rio de Janeiro: Caligrama Edições, 2005.
MELLO, Celina M.M. de. A Literatura Francesa e a Pintura. Ensaios críticos. Rio de Janeiro: 7Letras/ Faculdade de Letras UFRJ, 2004.
PEVSNER, Nikolaus. Academias de Arte. Passado e Presente. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
POSENTHAL, Léon. Du romantisme au realisme. La peinture em France de 1830 a 1848. Paris: Macula, 1987.
SCHAPIRO, Meyer. A Arte Moderna – Séculos XIX e XX. São Paulo: EDUSP, 1996.
WHITE, Harrison e Cynthia. La carrière des peintres au XIXe siècle. Du système académique au marché des impressionnistes. Paris: Flammarion, 1991.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Juliana de Souza Silva