Banner Portal
Reflexões sobre o tratamento pictórico em obras de arte
PDF

Palavras-chave

Restauração
Memória
Afresco
Mantegna

Como Citar

NEVES, Anamaria Ruegger Almeida. Reflexões sobre o tratamento pictórico em obras de arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 822–829, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3963. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3963. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

O presente artigo trata do resultado alcançado pela restauração realizada por Anastilose Informática do afresco pintado por Andrea Mantegna na Capela Ovetari em Pádua na Itália, que foi destruído por uma bomba durante a Segunda Guerra Mundial.

PDF

Referências

ALMEIDA Milton José O Teatro da Memória de Giulio Camillo. São Paulo: Ateliê editorial; Campinas:Editora da Unicamp, 2005. 324p.

BRANDI Cesare Teoria da restauração (1963) tradução de Beatriz Mugayar Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.261p.

DANTO Arthur A Tansfiguração do lugar comum ; SP:Cosac&Naify;tradução de Vera Pereira; 2005 312p.

GOETHE Johann W. Viagem a Itália S.P. Companhia das Letras, tradução de Sergio Tellaroli; 2005.

HOLFSTADTER Douglas R. Gödel,Escher e Bach ; Barcelona: Tusquets 1989.548p.

Jornal IL Solle -24 ore. Che scazzottate per quegli affreschi.. Domingo, 10 de Setembro de, 2006 Itália; p. 36-38.

KANT Emmanuel.Critica da Faculdade do Juízo, Rio de Janeiro:Forense Universitária; 2005.

KÜHL Beatriz M. Restauração: Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc (. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000. 70p.

MARINI Paola A scuola da Mantegna Revista Art e dossier. Giunti Editora n.225 2006, p.14-21.

NOVAES Adauto Mutações, ensaios sobre as novas configurações do mundo.Rio de Janeiro:Agir; São Paulo: Edições SESCSP 2008, 419p.

YATES Francês,A. El arte de la memória (1966) .Madrid: Siruela, tradução do inglês de Ignácio Gómez de Liaño .2005. 495p. Site: www.progettomantegna.com.it

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Anamaria Ruegger Almeida Neves