Banner Portal
Transparência no MASP: exposições didáticas
PDF

Palavras-chave

MASP
Exposição
Transparência
Objeto

Como Citar

POLITANO, Stela. Transparência no MASP: exposições didáticas. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 923–938, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3999. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3999. Acesso em: 24 out. 2025.

Resumo

Este pequeno devaneio visa pensar a idéia de transparência como objeto apropriado pela arte contemporânea servindo primeiramente de suporte (vidro) e, posteriormente como a própria obra de arte. Para tanto, escolheuse como pano de fundo a expografia do Museu de Arte de São Paulo – MASP - da rua 7 de Abril, de 1947 a 19511 - mas especificamente as exposições didáticas - momento especial de profusão e inclusão de novas idéias e propostas no campo artístico. Define-se qual a importância da transparência nas artes e nos museus, percorrendo a idéia de expografia proposta pelo MASP, inserido este em momento decisivo em São Paulo (família artística paulista, estrangeiros no país, pós-guerra, mudança no olhar para as artes, passagem da figuração para a abstração), que buscava, através de painéis didáticos e “transparentes”, levar ao espectador novas idéias sobre arte.

PDF

Referências

BARDI, Pietro Maria. As mostras didáticas [Relatório de P.M Bardi apresentado no Congresso Internacional dos Museus realizado em Cidade do México em novembro de 1947]. Arquivo do Acervo da Biblioteca do Museu de Arte de São Paulo, 1947.

BARDI, Pietro Maria. Dialógo pré-socrático com Roberto Sambonet e Claudio M. Valentinetti. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi; Milano: All’Insegna Del Pesce d’Oro, 1996.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. Trad. Rodnei Nacimento. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

CABANE, Pierre. Marcel Duchamp – engenheiro do tempo perdido. Tradução de Paulo José Amaral. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CUNHA, Antonio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.

ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

GUZIK, Alberto. TBC: Crônica de um sonho – o teatro brasileiro de comédia. São Paulo: Editora Perspectiva, 1986.

MATOS, Claudia Valladão de. “Arquivos da memória: Aby Warburg, a história da arte e a arte contemporânea” In: Concinnitas ano 8. Universidade Federal do Rio de Janeiro: volume 2, número 11, dezembro de 2007.

MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg et l'image en mouvement. Paris: Macula, 1998

MILLIET, Sergio. “A exposição de pintura francesa”. In: Revista do Arquivo Municipal. Ano 6. Volume 52. Setembro, 1940.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. Catálogo das pinturas, esculturas e tapeçarias. São Paulo: Caixa Econômica Federal, 1963.

NAVES, Rodrigo. “Pelas costas”. In: SCHENDEL, Mira. No vazio do mundo. São Paulo: Editora Marca D'Água, 1996. [Catálogo da exposição realizada na Galeria de Arte do Sesi, em São Paulo, com curadoria de Sônia Salzstein].

REIS FILHO, NESTOR GOULART. Quadro da arquitetura brasileira no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1973.

SCHENDEL, Mira. Mira Schendel - A forma volátil. São Paulo: Marca d’água, c1997.

SCHINCARIOL, Zuleika. Através o espaço do acervo: o Masp na 7 de Abril. São Paulo: FAUUSP, 2000.

STANISZEWSKI, Mary Anne. The power of display: a history of exhibition installations at the Museum of Modern Art. Massachusetts Institute of Technology. 1998.

TENTORI, Francesco. P.M.Bardi: com as crônicas artísticas do “L’Ambrosiano” 1930-1933. Tradução de Eugênia Gorini Esmeraldo. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M.Bardi: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. Tradução Maria Teresa de Resende Costa. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Stela Politano