Banner Portal
Fósseis, arte e fotografia: sobre a intenção na produção da imagem
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Arte
Representação

Como Citar

LOPES , Marcos Felipe de Brum. Fósseis, arte e fotografia: sobre a intenção na produção da imagem. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 725–734, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3940. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3940. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

O trabalho pretende refletir sobre a fotografia enquanto um objeto de apreciação artística e enquanto um campo de análise no âmbito da história da arte. Toma como referência o conceito de intenção, na acepção do termo como um definidor do objeto artístico representativo. A fotografia tem sido repensada nos últimos anos por historiadores, filósofos e fotógrafos que utilizam conceitos plurais para a melhor compreensão da essência da imagem fotográfica. Especialmente no tocante à fotografia como expressão artística, há um contraponto entre a indicialidade e a intencionalidade na produção da imagem, o que significa questionar se todos os elementos da imagem fotográfica, cuja presença na superfície da fotografia é garantida pela indicialidade, são, de fato, resultado da intenção do fotógrafo. Tomando emprestada a idéia de Hiroshi Sugimoto de fotografia como fóssil e o instigante trabalho de Walter Benn Michaels Photographs and fossils, pretende-se explorar o recente debate que contrapõe a fotografia como representação figurativa à fotografia como causa indicial do real. Por fim, será questionada a procedência da idéia de que a fotografia não está enraizada nas intenções do fotógrafo.

PDF

Referências

BARTHES, Roland. Camera Lucida. New York: Hill & Wang, 1981.

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção. A explicação histórica dos quadros. São Paulo: Cia. Das Letras, 2006.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Pensando sobre a arte figurativa, lendo a obra de arte. In:

CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia. Ensaios. Bauru: EDUSC, 2005.

CRARY, Jonathan. Techniques of the observer. On vision and modernity in the nineteenth century. Cambridge, Massachussets, London, England: MIT Press, 1992.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993.

ELKINS, James. (Ed.) Photography Theory. New York: Routledge, 2007.

FRIZOT, Michel. Who’s afraid of photons? In: ELKINS, James. (Ed.) Photography Theory. New York: Routledge, 2007.

KRAUSS, Rossalind. Introductory note. In: ELKINS, James. (Ed.) Photography Theory. New York: Routledge, 2007.

MAUAD, Ana Ma. Poses e flagrantes. Ensaios sobre história e fotografias. Niteroi: EDUFF, 2008.

McCAULEY, Anne. The trouble with photography. In: ELKINS, James. (Ed.) Photography Theory. New York: Routledge, 2007.

MICHAELS, Walter Benn. Photographs and fossils. In: ELKINS, James. (Ed.) Photography Theory. New York: Routledge, 2007.

MILES, Melissa. The burning mirror: photography in an ambivalent light. In: Journal of visual culture. Vol. 4(3). London, Thousand Oaks, CA and Nova Delhi: SAGE Publications, 2005.

SNYDER, Joel. “The art seminar”. In: ELKINS, James. (Ed.) Photography Theory. New York: Routledge, 2007.

SUGIMOTO, Hiroshi. History of History. New York, 2005. Guia da exposição do artista na Japan Society Gallery (23/10/2005 – 19/02/2006).

TAGG, John. The burden of representation. Essays on photographies and histories. Amherst: The University of Massachusetts Press, 1988.

WALTON, Kendall. Transparent pictures: on the nature of photographic realism. In: Critcal inquiry. Vol. 11. 1984.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Marcos Felipe de Brum Lopes