Resumo
Em 1961, convidado a participar de uma publicação coletiva em homenagem a John Cage, o artista Robert Morris escreveu um texto intitulado Blank Form. Breve, enigmático e sarcástico, esse texto revela, porém, a referência a um terceiro artista, Marcel Duchamp, central para a conformação da cena vanguardista nova-iorquina em que se deram as trocas entre Morris e Cage. Neste artigo pretendemos refletir sobre o conceito de blank form introduzido por Morris, buscando entendê-lo do ponto de vista de uma recepção específica da obra de Duchamp, através do qual Morris deflagrava o que se constituiria a seguir numa estética minimalista. Propomo-nos a pensar blank form como um conceito operativo de uma certa leitura minimalista de Duchamp, ligada à construção histórica deste artista pela geração dos anos 1960 nos Estados Unidos. Ao apresentar e comentar tal conceito – que poderíamos traduzir livremente por forma vazia, branca, neutra ou inexpressiva –, Morris sugere questões que nos parecem cruciais para a identificação do que se convencionou chamar de Duchamp effect na arte contemporânea, especialmente o particular viés cético, até solipsista, enfatizado sob as óticas minimal e pop. Assim, podemos indicar no texto de Morris um desvio da leitura cageana de Duchamp, vigente à época sobretudo através dos happenings e event scores de artistas como Allan Kaprow e George Maciunas, e a produção de uma outra leitura, um novo registro para duas importantes premissas duchampianas: a indiferença do artista e a arte-como-recepção. Esse novo registro da blank form nos ajudaria a compreender a emergência de obras tão distintas quanto as de Robert Morris e Andy Warhol.
Referências
CAGE, John. Composition as Process. In: Silence. Hanover: University Press of New England, 1973. (pp. 18-56)
CAGE, John. Experimental Music. In: Silence. Hanover: University Press of New England, 1973. (pp. 7-12)
CAGE, John. Lecture on Nothing. In: Silence. Hanover: University Press of New England, 1973. (pp. 109-127)
DUCHAMP, Marcel. Apropos of “Readymades”. In: The Writings of Marcel Duchamp. Nova York: Da Capo Press, 1989. (pp. 141-142)
DUCHAMP, Marcel. The Creative Act. In: The Writings of Marcel Duchamp. Nova York: Da Capo Press, 1989. (pp. 138-140)
DUCHAMP, Marcel. The Green Box. In: The Writings of Marcel Duchamp. Nova York: Da Capo Press, 1989. (pp. 26-71)
MORRIS, Robert. Blank Form. In: HASKELL, Barbara. Blam! The explosion of pop, minimalism and performance 1958-1964. Nova York: Whitney Museum, 1984. MORRIS, Robert. Letters to John Cage. In: revista October, n. 81, verão de 1997.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Patricia Leal Azevedo Corrêa