Banner Portal
O artista e o seu meio social: considerações acerca da pintura auto-retrato com cigarro de Edvard Munch
PDF

Palavras-chave

Edvard Munch
Autorretrato
Artista
Autorrepresentação

Como Citar

BORTULUCCE , Vanessa Beatriz. O artista e o seu meio social: considerações acerca da pintura auto-retrato com cigarro de Edvard Munch. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 88–92, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3786. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3786. Acesso em: 10 dez. 2025.

Resumo

Edvard Munch (1863-1944) utilizou seus próprios conflitos internos como substância da sua arte. Isto não é nenhuma novidade para nós, uma vez que a historiografia da arte constantemente reforça a idéia do artista maldito, corroído pelas desgraças e atormentado psiquicamente. Exemplos deste artista maldito não faltam, e Van Gogh, neste sentido, é o mais conhecido e mencionado. Pensamos neste artista desequilibrado quando olhamos um autoretrato deste último? Ou para o Auto-retrato (ou homem desesperado) de Gustave Courbet? E o que dizer do próprio Munch, que injustamente ainda é reduzido por muitos intelectuais apenas como o autor de O grito?

PDF

Referências

ENCONTRO DA HISTÓRIA DA ARTE, v. 4, 2008. In: História da Arte e Curadoria. Campinas: Unicamp, 2008.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Vanessa Beatriz Bortulucce