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O retrato do conde-duque de Olivares
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Palavras-chave

Retrato
Literatura artística
Velázquez

Como Citar

CARVALHO, Adriana Gonçalves de. O retrato do conde-duque de Olivares. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 296–302, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3842. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3842. Acesso em: 9 dez. 2025.

Resumo

Em 1623, Diego Rodrigues da Silva y Velázquez foi nomeado para o cargo de pintor da corte de Filipe IV, Rei da Espanha, com a ajuda do primeiro-ministro, Don Gaspar de Guzmán, Conde-Duque de Olivares. Velázquez pinta o primeiro retrato de Olivares em 1624, tela esta que se encontra no Museu de Arte de São Paulo. O presente artigo pretende fazer um estudo do retrato que o pintor fez do Conde-Duque de Olivares. Para este estudo teremos alguns apontamentos, para isso pretendo utilizar importante elemento da historiografia da arte, Isto é a literatura artística, utilizarei o tratado de pintura de Vicente Carducci, pintor da corte do Rei da Espanha, Filipe IV. Tentaremos observar a aplicação destas teorias pelo Velázquez. Falaremos brevemente da importância do primeiro ministro em um período que conhecemos como União Ibérica e a sua relação com o pintor.

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Referências

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PACHECO, Francisco. Arte De La Pintura. Barcelona: L.E.D.A. Las Ediciones De Arte,1982

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Copyright (c) 2008 Adriana Gonçalves de Carvalho