Resumo
Este trabalho abrange o conceito de habitus, segundo Arquitetura Gótica e Escolástica de Erwin Panofsky, visando as permanências de historiografias passadas, como a de Warburg ou a formalista, os debates que os trabalhos de Panofsky produziram entre historiadores da arte e a influência que sua teoria e metodologia teriam sobre autores posteriores à ele, nas mais diversas disciplinas, através desse conceito.
Referências
ARENAS, José Fernández. Teoria y metodología de la historia da arte. Barcelona: Anthropos Editorial del Hombre, 1982.
ARNOLD, Dana. Introdução à história da arte.Trad. Jacqueline Valpassos. São Paulo: Editora Ática, 2003
BAZIN, Germain, História da Arte. São Paulo, Martins Fontes: 1989.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: Gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia da Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora perspectiva. 1974
BURCKHARDT, Jacob, A cultura do renascimento na Itália: um ensaio. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BURKE, Peter. Testemunha ocular : história e imagem. Trad. Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru: Editora Edusc, 2004.
BURKE, Peter. O que é história cultural? Trad. Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro : J. Zahar, 2005.
BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Trad. Alda Porto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
DILTHEY, Wilhelm. Crítica de la razón histórica. Trad. Carlos Moya. Barcelona : Ediciones Peninsula, 1986.
FOCILLON, Henri, Vida das Formas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
FRAGENBERG, Thomas. Pósfácio de Arquitetúra Gótica e Escolástica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras.
GINZBURG, Carlo, A Micro-História e Outros Ensaios. Lisboa: Difel, 1991.
GOMBRICH, Ernst H., Los usos de lãs imágenes. México: Fondo de Cultura Económica – México: 2003
GOMBRICH, Ernst. A história da arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
GOMBRICH, Ernst. Arte e Ilusão: Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
HAUSER, Arnold, Teorias da Arte. Lisboa: Presença, 1993.
HOLSINGER, Bruce, The Premodern Condition: Medievalism and the Making of Theory. Critic Review by MCINERNEY, Maud Burnett (http://www.brynmawr.edu/bmrcl/Winter2007/Premodern.htm). Chicago: University of Chicago Press, 2005.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 7.ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
MORALEJO, Serafín, Formas eloquentes. Madrid: Akal, 2004.
PANOFSKY, Erwin. Estudos em Iconologia: Temas humanistas na arte do Renascimento. Trad. Olinda Braga de Sousa. Lisboa: Estampa, 1986.
PANOFSKY, Erwin. Idea: A evolução do Conceito de Belo. Martins Fontes, São Paulo, 2000.
PANOFSKY, Erwin. Arquitetura Gótica e Escolástica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PANOFSKY, Erwin. Renacimiento y renacimientos em el arte occidental. Trad. María Luisa Balseiro. Madrid: Alianza Editorial, 1975.
PANOFSKY, Erwin. Der Bregiff des Kunstwollens. Aufsätze zu Grundfragen der Kunstwissenschaft. Berlin: Hessling, 1964.
PANOFSKY. Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993
RIOUX, Jean-Pierre e SIRINELLI, Jean-François, Para uma História Cultural. Lisboa, Editorial Estampa: 1998.
VEYNE, Paul. História: novos objetos, novos métodos, novas abordagens. Brasília: UnB, 1982.
WARBURG, Aby M. Images from the region of the Pueblo Indians of North America. Trad. Michael P. Steinberg. Ithaca, Nova York: Cornell University Press, 1995.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
WEHLING, Arno. Fundamentos e virtualidades da epistemologia da história: algumas questões (http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/102.pdf)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2008 Liszt Vianna Neto