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O caráter de registro da gravura de Henrique Oswald: um olhar sobre a cidade de Salvador
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Palavras-chave

Gravura
Registro
Artes Visuais

Como Citar

OLIVEIRA E SILVA , Virgínia de Fátima de. O caráter de registro da gravura de Henrique Oswald: um olhar sobre a cidade de Salvador . Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 838–847, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3965. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3965. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

A história da Gravura possui, em certo sentido, uma relação com a própria história da Humanidade, pois a idéia de incisão, de ranhura, encontra-se presente nas culturas humanas desde a pré-história. Suas obras, sendo detentoras de uma espessa camada de transmissão, têm servido como meio de mediação entre indivíduos, grupos sociais e culturais, pois o artista também se utiliza das especificidades que identificam a realidade que o cerca para a construção de sua arte, o que confere à Gravura o caráter de registro. Na Bahia, esta característica da Gravura é bastante clara, principalmente nas décadasiniciais de produção, nas quais as questões sociais figuravam como os temas mais explorados pelos gravadores. Esse interesse em retratar o meio social atribui à gravura, além de propriedades artísticas, um valor histórico. Sob esta perspectiva, este artigo se propõe a demonstrar de que maneira a Gravura, produzida entre 1950 a 1960 na cidade de Salvador, foi utilizada pelos artistas como forma de manifestar as inquietações da sociedade da época e quais temas se revelam preponderantes nessa produção. Para isso, tomaremos como objeto gravuras do artista Henrique Oswald, relacionadas à temática urbana e produzidas nesse intervalo de tempo, no sentido de delinear as condições sociais nas quais se encontrava a Bahia no momento em que foram produzidas. 

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Referências

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Copyright (c) 2008 Virgínia de Fátima de Oliveira e Silva