Banner Portal
A dialética da arquitetura modernista inserida em sítios históricos
PDF

Palavras-chave

Arquitetura moderna
Sítios históricos
Patrimônio

Como Citar

LISBOA, Roberta Ilha. A dialética da arquitetura modernista inserida em sítios históricos. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 4, p. 713–724, 2008. DOI: 10.20396/eha.4.2008.3939. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3939. Acesso em: 9 dez. 2025.

Resumo

O objetivo desse artigo concentra-se na interpretação da dialética de inserção da arquitetura modernista em sítios históricos. Considerando a importância dos arquitetos modernistas na consolidação de legislação do Patrimônio Histórico no Brasil, estando por vezes à frente do mesmo, é relevante compreender o discurso da arquitetura modernista em entorno histórico. Para isso foi estabelecida a sistematização de alguns parâmetros de leitura dessa articulação, através de um exemplo emblemático e que teve reflexo direto nas diretrizes do então SPHAN (Serviço do Patrimônio Artístico Nacional) – O Grande Hotel de Oscar Niemeyer em Ouro Preto. A inserção do Grande Hotel marca umas das primeiras inserções modernistas em sítios históricos no país, no momento em que a arquitetura modernista tinha grande força e o SPHAN estava em fase de consolidação, sob consultoria de Lúcio Costa. Através desse exemplo, é possível identificar algumas relações sutis e complexas entre a arquitetura modernista e o contexto histórico, reafirmando a necessidade de existência de diálogo das construções novas com os sítios históricos, sem por isso, serem confundidas com estes.

PDF

Referências

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 3ª edição. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

BROHM Jean-Marie. O que é a dialética?1ª edição. Lisboa: Edições Antídoto,1979.

CAVALCANTI, Lauro Pereira. Moderno e Brasileiro: a história de uma nova linguagem na arquitetura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Cartas Patrimoniais. Brasília: IPHAN, 1995. Caderno de documentos nº 3

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Roberta Ilha Lisboa