Banner Portal
Fotografia na história da arte
PDF (Portuguese)

Keywords

Fotografia
Arte
História
Fotográfico
Fotografia plástica

How to Cite

TAKAMI, Marina. Fotografia na história da arte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 2, p. 537–544, 2006. DOI: 10.20396/eha.2.2006.3950. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3950. Acesso em: 16 oct. 2025.

Abstract

A produção artística atual requer uma revisão das terminologias e das formas de abordar o objeto. Os limites que separavam as diferentes linguagens artísticas foram diluídos. A imagem fotográfica tem presença marcante na produção de arte contemporânea. Neste sentido é relevante que as discussões alcancem as fronteiras mais amplas das artes visuais. Na ocasião da aceitação da fotografia pelo mercado tradicional de arte, ela perdeu, oportuna e momentaneamente, uma de suas características principais: a reprodutibilidade. A fotografia garantiu sua entrada na história da arte por meio de empréstimos estéticos da pintura. Este ensaio aponta algumas reflexões sobre a imagem fotográfica a partir da leitura dos textos “O fotográfico”, de Rosalind Krauss, e “La fotografía plástica: un arte paradójico”, de Dominique Baqué.

PDF (Portuguese)

References

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 710p.

BAQUÉ, Dominique. La fotografía plástica: un arte paradójico. Tradução Cristina Zelich. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. 288p.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Castanon Guimaraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 185p.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987a. p. 91-107. (Obras Escolhidas, vol.1).

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987b. p. 165-196. (Obras escolhidas, vol.1).

BOLTON, Richard. The contest of meaning: critical histories of photography. Massachusetts: MIT press, 1990. 407p.

COSTA, Helouise. SILVA, Renato Rodrigues. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004. 224p.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. 268p. (Série Ofício de Arte e Forma).

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. 240p.

PAVAN, Margot. Fotomontagem e pintura pré-rafaelista. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1998. Capítulo 8, p. 233-259 (Texto & Arte, 3).

SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira, 2000. 153 p.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Marina Takami