Banner Portal
A dinâmica de pinturas e estampas religiosas que configuram os artefatos da fé
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF (Portuguese)

Keywords

Arte sacra
Oratórios portugueses

How to Cite

RUSSO, Silveli Maria de Toledo. A dinâmica de pinturas e estampas religiosas que configuram os artefatos da fé. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 650–658, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4356. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4356. Acesso em: 20 oct. 2025.

Abstract

Não obstante a observância da riqueza das manifestações e variedades pictóricas subjacentes ao desenvolvimento da produção de oratórios domésticos no Brasil, julga-se importante neste artigo lançar um olhar para uma meritória especificidade ibérica e os desdobramentos de sua experiência.

PDF (Portuguese)

References

GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

LELOUP, Jean-Yves. O ícone: uma escola do olhar. São Paulo: Unesp, 2006.

LÓPEZ, María Del Pilar. “El oratório: espacio doméstico en la casa urbana en Santa Fe durante los siglos XVII y XVIII. Ensayos”. Historia y Teoria Del Arte, Bogotá: Universidad Nacional de Colombia / Facultad de Artes. Instituto de Investigaciones Estéticas, 1993.

MECO, José. Os Construtores do Oriente Português. Porto: CNCDP, 1998. MELLO E SOUZA, Maria Beatriz. “A Imaculada Conceição, Símbolo do Chiaroscuro no Barroco Brasileiro”. In: Revista Barroco. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto; Prefeitura Municipal de Ouro Preto, n. 15, 1990/1992.

MOREIRA, Rafael. “A Circulação das Formas”. In: História da Expansão Portuguesa, vol. 2. Lisboa: Temas e Debates, 1998-2000, p. 533.

MURCIA, Laura Liliana Vargas. Retablo Tríptico de la Inmaculada. Bogotá: Museo de Arte Colonial / Ministerio da Cultura, 2003.

NEVES, Guilherme Pereira das. “Um mundo ainda encantado: religião e religiosidade ao fim do período colonial”. In: Oceanos, n. 42, abril/ junho, 2000, pp. 114-130.

RÉAU, Louis. Iconographie de l´Art Chrétien, vol. III, tomo 3o. Paris: Universitaires de France, 1959.

RHEIMS, Maurice. La vie étrange des objets: histoire de la curiosité. Paris: Plon, 1959. SCHENONE, Hector. Iconografia del Arte Colonial, vol. II. Buenos Aires: Fundación Tarea, 1992.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Silveli Maria de Toledo Russo