Banner Portal
Entre Cristo e os homens, entre o bem e o mal: novas interpretações sobre a “Guirlanda de flores e frutos com o retrato de Guilherme III de Orange” (ca. 1665) de Jan Davidsz de Heem
PDF

Palavras-chave

Retrato
Guilherme III de Orange
Jan Davidsz de Heem
Natureza morta

Como Citar

CARVALHO, Alcimar do Lago. Entre Cristo e os homens, entre o bem e o mal: novas interpretações sobre a “Guirlanda de flores e frutos com o retrato de Guilherme III de Orange” (ca. 1665) de Jan Davidsz de Heem. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 13–22, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4113. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4113. Acesso em: 18 out. 2025.

Resumo

A partir de um estudo anterior, onde cem naturezas-mortas produzidas nos antigos Países Baixos durante o século XVII foram reunidas e analisadas sob o ponto de vista da representação de insetos, borboletas especialmente, ficou evidente a sua relação com alguns dos gêneros pictóricos da tradição cristã em termos de estrutura de composição (CARVALHO 2014; Carvalho em preparação), como predito nos artigos de BERGSTRÖM (1955a, b). Distintos padrões de coloração, forma e comportamento, correspondentes aos de espécies reais de borboletas, encontram-se repetidamente representados, em grande parte tendendo a formar pares antagônicos.

PDF

Referências

ALPERS, Svetlana. A arte de descrever: A arte holandesa no século XVII (Texto & Arte, 16). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

BERGSTRÖM, Ingvar. Disguised symbolism in ‘Madonna’ pictures and still life: I. The Burlington Magazine, v.97, n.631, p. 303-308, 1955a.

BERGSTRÖM, Ingvar. Disguised symbolism in ‘Madonna’ pictures and still life: II. The Burlington Magazine, v.97, n.632, p.342-347+349, 1955b.

BERGSTRÖM, Ingvar. Dutch still-life painting in the seventeenth century. London: Faber and Faber, 1956.

BOTT, Gian Casper. Still life. Köln: Taschen, 2008.

CARVALHO, Alcimar do Lago. Butterflies at the Mouth of Hell: traces of biology of two species of Nymphalidae (Lepidoptera) in European paintings of the fifteenth century. Filosofia e História da Biologia, v.5, n.2, p.177-193, 2010.

CARVALHO, Alcimar do Lago. Borboletas entre o céu e o inferno: o confronto entre os Pieridae e os Nymphalidae (Insecta: Lepidoptera) nas naturezas-mortas dos Países Baixos no século XVII. Anamorfose, v.2, n.1, p.1-15, 2014.

DOMINICUS-VAN SOEST, Marleen. Rijksmuseum: The Masterpieces Guide. Amsterdã: Rijsmuseum Amsterdam, 2003.

HAIRS, Marie-Louise. Les peintres flamands de fleurs au XVIIe siècle (Collection Référence). Tournai: La Renaissance du Livre, 1988.

HARMS, Wolfgang & KUECHEN, Ulla-Britta. Joachim Camerarius’ Symbola et emblemata (1590-1604) (vols 1, 2). Graz: Akademische Druck- und Verlags-Anstalt, 1986/1988.

IMPELLUSO, Lucia. Nature and its symbols. Los Angeles: The Paul Getty Museum, 2004.

JONGH, Eddy de. Grape Symbolism in Paintings of the 16th and 17th Centuries. Simiolus: Netherlands Quarterly for the History of Art, v.7, n.4, p.166-191, 1974.

MIRANDA, Evaristo Eduardo. Animais Interiores. Os voadores. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

SCHNEIDER, Norbert. Still Life. Köln: Taschen, 1994.

TAPIÉ, Alain. Les sens caché des fleurs. Symbolique & botanique dans la peinture du XVIIe siècle. Paris: Adam Biro, 2000.

ZESEN, Philipp von. Leo Belgicus hoc est, Reipublicae Belgarum foederatae ab ipsis Batavorum incunabulis exorsa descriptio. Amsterdã: Lodewijk Elzevier & Daniel Elzevier, 1660.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Alcimar do Lago Carvalho