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A instalação de vídeo e a montagem de atrações em Arthur Omar
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Palavras-chave

Arthur Omar
Audiovisual
Cinema
Arte contemporânea

Como Citar

LIMA, Wagner Jonasson da Costa. A instalação de vídeo e a montagem de atrações em Arthur Omar. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 507–514, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4173. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4173. Acesso em: 18 out. 2025.

Resumo

O presente texto tem por objetivo analisar a relação entre cinema e arte contemporânea abordando determinados momentos da produção artística e teórica da Arthur Omar (1948). O início de sua trajetória artística é marcado pelo movimento de ruptura com o cinema documentário tradicional, período em que o artista vai introduzir a noção de antidocumentário no contexto da produção audiovisual brasileira. A partir da década de 1980, o cineasta adensa cada vez mais sua produção usando o vídeo como suporte. Essa atuação pode ser verificada em vídeos como O Nervo de Prata (1987), realizado em colaboração com o artista plástico Tunga.

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