Banner Portal
Entre o abstracionismo geométrico e a figuração: uma catalogação do acervo de Neusa d’Arcanchy
PDF

Palavras-chave

Neusa d’Arcanchy
Geometria
Figuração
Abstracionismo

Como Citar

IMPARATO, Marcella Nicoli Sousa. Entre o abstracionismo geométrico e a figuração: uma catalogação do acervo de Neusa d’Arcanchy. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 603–610, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4577. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4577. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

Por meio da investigação de fontes primárias, organização e análise das obras de Neusa d’Arcanchy, esta pesquisa foi resultado de um primeiro esforço de catalogação dos trabalhos da artista carioca estabelecida em Brasília. Nela foram abarcadas pinturas, desenhos, serigrafias e gravuras, embora ainda integrem a produção cerâmicas de pequenas dimensões e objetos. Na metade dos anos 1970, a artista se transferiu para a capital federal, depois de ter sido aluna de grandes nomes da arte brasileira como Iberê Camargo e Abelardo Zaluar. O Dicionário das Artes Plásticas no Brasil, de Roberto Pontual, dedica um ver-bete à artista. Participou de importantes circuitos nacionais e internacionais, com destaque para a Bienal Internacional de São Paulo de 1973, a Pré-Bienal de São Paulo em 1970 e o Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1969, 1971 e 1973. Seus trabalhos também figuraram em mostras e exposições indi-viduais na Europa. Apesar de sua significativa presença no cenário artístico durante os anos 1960 e meados dos anos 1970 (período de mais intensa produção por parte de d’Arcanchy), ainda não há estudos que ana-lisem sua obra. Diante disso, foi elaborado um catálogo das obras pertencentes ao acervo particular da artista, atualmente em Brasília, bem como uma leitura crítica inicial visando minimizar a lacuna existente na produção bibliográfica brasileira acerca de sua obra.

PDF

Referências

ALVARADO, Daisy Valle Machado Peccinini de. Figurações Brasil anos 60: neofigurações fantásticas e neosurrealismo, novo realismo e nova objetividade. São Paulo: Itaú Cultural: Edusp, 1999.

LUZ, Angela Âncora da. A construção do desenho e da cor em Abelardo Zaluar: décadas de 1950-1960. Anais do XXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.

PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Marcella Nicoli Sousa Imparato