Análise da radiopacidade e tempo de presa de cimentos de alta plasticidade
PDF

Palavras-chave

Propriedades
Óxido de zinco
Óxido de bismuto
MTA.

Como Citar

MANCILHA, Mateus Carvalho de; SILVA, Marina Angelica Marciano da; PELEPENKO, Lauter Eston; ZAIA, Alexandre Augusto; SOARES, Adriana de Jesus; GOMES, Brenda Paula Figueiredo de Almeida; ALMEIDA, José Flávio Affonso de. Análise da radiopacidade e tempo de presa de cimentos de alta plasticidade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181018. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1018. Acesso em: 30 out. 2025.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a radiopacidade e tempo de presa de cimentos reparativos de alta plasticidade, MTA HP, MTA Flow, MTA Flow + 5% ZnO, e um cimento experimental e comparar com MTA Angelus, MTA Angelus + 5% Óxido de zinco (ZnO) .Métodos A radiopacidade e o tempo de presa foram determinados de acordo com as especificações ISO 6876/2001. Os resultados foram submetidos ao teste de normalidade de D'Agostino e Pearson. A análise estatística foi realizada pelo teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e Dunn (p <0,05).
Resultados A maior radiopacidade foi verificada para MTA Flow + 5% ZnO (p <0,05). Para o tempo de ajuste, os maiores valores foram encontrados para MTA (30,5 min), com diferença estatística em relação aos demais cimentos de teste (p> 0,05). Ao contrário, o MTA HP apresentou o menor tempo de ajuste (4,6 min) (p <0,05). Para o tempo final de ajuste, novamente o MTA apresentou os maiores valores (66,8 min), com diferença estatística em relação aos demais testes (p> 0,05). Conclusão Os cimentos de alta plasticidade testados apresentaram maior radiopacidade e menor tempo de preparo que a formulação convencional de MTA.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Mateus Carvalho de Mancilha, Marina Angelica Marciano da Silva