Banner Portal
A diplomacia dos porta-aviões
PDF

Palavras-chave

Estados Unidos
Política militar
Humanitarismo
Guerra Fria

Métricas

Como Citar

MARTINS FILHO , João Roberto. A diplomacia dos porta-aviões. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 6, n. 9, p. 97–109, 1999. DOI: 10.53000/cma.v6i9.19778. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/cma/article/view/19778. Acesso em: 25 jan. 2026.

Resumo

O doutor Boutros Boutros-Ghali não é exatamente um radical. Ainda assim, em seu livro recém-lançado Unvanquished: a U.S.-U.N. Saga (Nova York, Random House, 1999), o ex-secretário da ONU e antigo ministro de Relações Exteriores do Egito é incisivo ao analisar as políticas contemporâneas dos Estados Unidos da América, cujo governo empenhou-se em atrapalhar a recondução de Ghali ao cargo que ocupava na ONU. Para ele, os Estados Unidos de Clinton impõem ao resto do mundo uma política caótica, incoerente, imprevisível e, em última instância, perigosa. A senhora Madeleine Albright, secretária de Estado, atual campeã do humanitarismo e ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU, é descrita no livro como impulsiva, vingativa, insegura e arrogante.

PDF

Referências

FILHO, João Roberto Martins. A diplomacia dos porta-aviões. Crítica Marxista, São Paulo, Xamã, v.1, n.9, 1999, p. 97-109.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1999 João Roberto Martins Filho

Downloads

Download data is not yet available.