Resumo
O presente artigo pretende analisar os diálogos platônicos Górgias e Fedro, no intuito de compreender o pensamento de Platão acerca da retórica. Inicialmente, estuda-se o Górgias, em que se formula uma contundente crítica à retórica dos sofistas: nesse diálogo, Sócrates defende que os retores não têm conhecimento acerca do justo e do injusto, e que a retórica não pode ser considerada uma técnica, sendo destituída de qualquer valor. Em seguida, aborda-se o Fedro, em que Platão lança as bases da verdadeira retórica, cuja marca distintiva é a necessidade de conhecimento por parte do orador. Destaca-se que o problema da retórica sofística, na visão do Sócrates platônico, não está no ferramental persuasivo em si, mas sim no seu descomprometimento com a verdade. Defende-se que o Fedro não desdiz o Górgias, mas o complementa, ao propor uma nova retórica, de caráter filosófico, em oposição aos artifícios oratórios vazios propugnados pelos sofistas.
Referências
JAEGER, Werner Wilhelm. Paideia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. 6. ed. São Paulo : Editora WMS Martins Fontes, 2013.
LOPES, Daniel Rossi Nunes. Sofística e Retórica no Górgias de Platão. In: “Araucaria. Revista Iberoamericana de Filosofía, Política y Humanidades” [en linea], 2020, 22(44), pp. 303-324 [data de consulta: 3 de fevereiro de 2022]. ISSN: 1575-6823. Disponível em https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28268069014
MACINTYRE, Alasdair. A short history of ethics: a history of moral philosophy from the homeric age to the twentieth century. 2. ed. London : Routledge, 2002.
MCCOY, Marina. Platão e a retórica de filósofos e sofistas. São Paulo : Madras, 2010.
PLATÃO. Fedro. Tradução de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2016.
PLATÃO. Górgias. Tradução, ensaio introdutório e notas de Daniel R. N. Lopes. São Paulo : Perspectiva, 2016.
REALE, Giovanni. História da filosofia grega e romana – vol. II – Sofistas, Sócrates e socráticos menores. 2. ed. São Paulo : Edições Loyola, 2013.
REALE, Giovanni. História da filosofia grega e romana – vol. III – Platão. 2. ed. São Paulo : Edições Loyola, 2014.
SCHIAPPA, Edward. Did Plato Coin “Rhetorike”? American Journal of Philology 111, n. 4, 1991, pp. 457-470.
TRABATTONI, Franco. Platão. Tradução de Rineu Quinalia. São Paulo : Annablume, 2010.
WATERFIELD, Robin. The first philosophers: the Presocratics and the Sofists. Oxford: Oxford university press, 2000.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade