O Centro de Documentação da Educação Paulistana (CDEP) e o Patrimônio Educativo: Preservação, Memória e Cultura Material Escolar
DOI:
https://doi.org/10.20888/j2md4d79Palavras-chave:
Centro de Documentação da Educação Paulistana - CDEP; Patrimônio educativo; Acervos escolares; , Keywords: Paulistana Education Documentation Center - CDEP; Educational heritage; School collections; , Palabras clave: Centro Paulistana de Documentación Educativa - CDEP; Patrimonio educativo; Colecciones escolares; , Mots-clés : Centre de Documentation de l’Éducation Paulistane (CDEP) ; Patrimoine éducatif ; Collections scolaires.Resumo
O presente artigo aborda o papel do Centro de Documentação da Educação Paulistana (CDEP), vinculado à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, como espaço de preservação, difusão e valorização da memória escolar paulistana. Criado em 2023, o CDEP reúne e organiza acervos documentais, iconográficos e tridimensionais que registram a trajetória da educação pública desde a década de 1930. Composto por três núcleos — Biblioteca Pedagógica, Memória Documental e Memorial da Educação Municipal —, o centro constitui um importante repositório da cultura material escolar, contribuindo para a produção de conhecimento e para a consolidação do patrimônio educativo da cidade. O artigo analisa as práticas de guarda, conservação e acesso aos acervos, bem como suas potencialidades como fontes de pesquisa na História da educação de São Paulo. A investigação ancora-se nos pressupostos da História Cultural e nos estudos sobre patrimônio e memória, reconhecendo o CDEP como um espaço de enculturação e reflexão sobre a identidade coletiva das instituições escolares. A partir da análise de documentos, objetos e imagens, evidencia-se que o acervo do CDEP amplia a compreensão sobre a materialidade da escola e sobre as formas de produção e circulação de saberes no contexto educacional paulistano, reafirmando sua relevância para a preservação e valorização da memória histórica e cultural da educação pública municipal.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, n. 6, p. 455, 9 de jan. 1991, seção 1.
CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990. 244 p.
ESCOLANO BENITO, Augustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.281 p
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Relatório de Avaliação quadriênio 2013-2016 – Memória Documental. São Paulo: SME, 2016c. Mimeo.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Centro de Documentação da Educação Paulistana – CDEP. https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/cdep/
SÃO PAULO (Município). Decreto nº 35.087, de 05 de maio de 1995. Institui o Memorial do Ensino Municipal, e dá outras providências. Diário Oficial do Município de São Paulo: Gabinete do Prefeito, São Paulo, ano 40, n. 84, p. 1, 6 mai. 1995.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia: Ateliê. 2007. 174 p.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5aed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. 499 p.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. 1993.
POSSAMAI, Zita Rosane. Patrimônio e história da educação: aproximações e possibilidades de pesquisa. Revista História da Educação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 110–120, 2012.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da Cultura Material Escolar: um balanço inicial. In: BECOSTTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas, itinerários históricos. Editora Cortez. 2007. 421 p.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/