Memória e patrimônio: gestão do memorial da Escola Especial Concórdia e os desafios para a historicidade da educação de surdos (1966-2020)
DOI:
https://doi.org/10.20888/nxjg6222Keywords:
Escola Especial Concórdia, História da Educação Especial, Educação de SurdosAbstract
O presente artigo apresenta como objetivo geral a análise dos desafios para a produção da historicidade da Escola Especial Concórdia e da educação de surdos, a partir da articulação entre memória, patrimônio e invisibilidade. Para tanto, optou-se, metodologicamente, pelo desenvolvimento de um estudo de caso para o debate sobre o estado de conservação, organização e acesso aos documentos históricos disponíveis no Memorial da Escola Especial Concórdia na Universidade Luterana do Brasil. No que tange aos aspectos teóricos, a presente pesquisa inscreve-se na articulação entre História da Educação e Museologia. A partir da análise, conclui-se que as constantes trocas de gestão e a ausência de políticas de preservação documental não apenas comprometem o acesso às fontes, mas também promovem a invisibilização de experiências educativas. Evidencia-se, ainda, como a negligência documental e a musealização improvisada fragilizam a salvaguarda da memória, convertendo-a em símbolo estático e desarticulado dos sujeitos que a produziram. A falta de cuidado com os objetos que fazem parte do acervo, assim como o não diálogo com a comunidade, ao qual eles se referem, apresenta-se como um entrave à construção de uma historiografia alargada sobre essa instituição específica, assim como se impõe como um desafio para a historicidade da educação de surdos no Brasil.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. LDB 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1961.
COIMBRA, Maria de Nazaré Castro Trigo; MARTINS, Alcina Manuela de Oliveira. O estudo de caso como abordagem metodológica no ensino superior. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 31-46, 2013.
ENDERS, Armelle. Les lieux de mémoire: dez anos depois. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, 1993.
FERREIRA, Maria Leticia Mazzucchi; GODINHO, Paula. Patrimônios difíceis e políticas públicas de memória: descolonialidades, redemocratização e democracias em risco. Revista Lusotopie, Aix-en-Provence, v. 21, n. 1, 2022.
HOFFMAN, Felipe Eleutério. Museus e memórias da repressão e da resistência no Brasil [recurso eletrônico]: um estudo sobre documentos, justiça e transição e os espaços de rememoração. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, 2020.
IELB. Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Instituto Histórico. On-line, 2022. Disponível em: https://www.ielb.org.br/institucional/instituto-historico. Acesso em: 11 jun. 2022.
KUSTER, Weliton Barbosa. “Dia por dia, milagre por milagre” Luteranismo e Educação de Surdos na Escola Especial Concórdia (1966-1996). 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
LOPES, Luciane Bresciani. Escola Especial Concórdia: cultura escolar e práticas cotidianas na educação de surdos - Porto Alegre (1966-2020). 2025. 199f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2025.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
MICHEL, Johann. Podemos falar de uma política do esquecimento? Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 2, n. 3, p. 14-26, 2010.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: NORA, Pierre. Les liux de mémoire. I La République, Paris: Gallimard, 1984. Tradução autorizada pelo Editor.
RAYMANN, Beatriz Carmem Warth. History of Concordia School for the Deaf. Family Factors As Predictors For Academic Development And Progress: A Self – Report By Hearing Parents of Deaf University Students And By Deaf University Students. 2001. Tese (Doutorado em Educational Administration) – Wauwatosa, Wisconsin, 2001.
RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007.
SOUZA, Rosa Fátima de. Preservação do patrimônio escolar no Brasil: notas para um debate. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 199-221, jan./jul. 2013.
SOUZA, Willian Eduardo Righini de; CRIPPA, Giulia. O patrimônio como processo: uma ideia que supra a oposição material-imaterial. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 237-251, 2011.
WARTH, Martin Carlos. Crônicas da Igreja – fatos históricos da Igreja Luterana do Brasil: 1900 – 1974. Porto Alegre: Departamento de Comunicação da IELB, 1979.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
