Museu pedagógico no Colégio Dom Alano Marie Du Noday em Palmas: apontamentos para uma reconstrução histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v11i00.20885

Palavras-chave:

Museu Pedagógico, Arquivo escolar, Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, Palmas, Tocantins, Brasil

Resumo

Este estudo discutiu a importância do museu pedagógico e a possível transformação do material de acervo existente sobre e no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas, estado do Tocantins, vir a ser um museu pedagógico. Para tanto, na perspectiva da reconstrução histórica de Saviani (2008) e ancorado em autores como Trivinos (1987), Gil, (2002) e Prodanov e Freitas (2013), adotamos um caminho teórico-metodológico baseado em pesquisa bibliográfica, documental e, por meio de uma análise qualitativa dos dados, ficou demonstrado a importância da organização dos arquivos escolares para o Museu Pedagógico, mas, sobretudo, para a compreensão da história da instituição escolar por parte dos pesquisadores. No que tange ao Colégio Dom Alano de Palmas, verificamos que a dispersão dos referidos acervos se impõe como um obstáculo para os que se propõem ao trabalho investigativo da instituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Loudes Leoncio Macedo, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil

    Doutora em Educação - Programa Educanorte - Polo da UFT(2021-2025), participou do Programa Abdias Nascimento, doutorado sanduiche na Universidade Nacional de La Plata, Argentina(07/março a 22/agosto de 2025). Possui graduação e pós-graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins(2018). Graduada em Pedagogia, segunda licenciatura na Uniasselvi-EAD(2024). Esta matriculada na Universidade da Flórida-USA - FU-USA, com pesquisa futura para pós-doutorado. Atualmente exerce a função de Técnica do Pronatec-Novos Caminhos da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. É palestrante nas temáticas da Educação, Envelheicmento Humano, Tanatologia, dentre outros. Atuou como Coordenadora do Fórum Estadual de Educação-TO. Fez parte do Grupo de estudos e implementação da BNCC do Ensino Médio no estado do Tocantins. É vinculada a dois grupos de estudos da Universidade Federal do Tocantins, Coordenado pela Dra Jocyleia S. dos Santos(HHFPE), e o grupo PROGERO Coordenado pelos professores Dra Neila Barbosa Osório e Dr. Luiz S.Neto. Atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio no componente curricular de História. Atuou como Coordenadora de Assistência no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica(EAD), ofertado pela Universidade Federal do Tocantins-Tocantins em parceria com a Seduc-Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desportos. Atuou como tutora a distância no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em EaD no Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade social (UFT). Atuou como tutora do curso de aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EaD), ofertado pela UFT Atuou como docente voluntária na Universidade da Maturidade no campus da UFT-Palmas-Tocantins. Faz parte do Grupo de Estudos Progero-UFT. Faz parte da ABEC-Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.É aplicadora de Barras de Access. Realiza estudos e pesquisas no método da História Oral, nas temáticas: Ensino de História, Práticas Pedagógicas, História da África, BNCC, Velhice, Políticas Públicas Educacionais, Pobreza e Desigualdade Social, Morte e Cemitérios, Gerontologia, Tanatologia e Tanatopedagogia. Fonte: Lattes

  • Isabella Cristina Aquino Carvalho, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil

    Licenciada em História e Especialista em Ensino de História pela UFT - Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Mestre em Educação / UFT- Campus Palmas. Doutoranda em Educação da Amazônia ( PEGEDA) Educanorte UFT. Professora da rede pública estadual de ensino do Tocantins, leciona História no ensino médio e fundamental. Foi supervisora voluntária/bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, um projeto do MEC/Capes e Seduc-Tocantins. Tem interesse de pesquisa de Ensino de História, História da Educação e formação de professores. Fonte: lattes.

  • Jerse Vidal Pereira, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil

    Mestre em Educação pela UFT, Especialista no Ensino de História pela Faculdade para do Desenvolvimento da Amazônia (2015), Licenciado em História pela Universidade Federal do Tocantins (2007),. Atualmente é professor efetivo da rede estadual de ensino do Tocantins. É pesquisador bolsista (CAPES/CNPq) desenvolvendo pesquisa na linha História das Instituições Educativas. Membro do grupo de pesquisa História, Historiografia e Fontes de Pesquisa - HHFPE. Pesquisador associado da ANPED, ANPUH e SHBE. Desenvolve pesquisas na área das instituições educativas e no subcampo das instituições educativas confessionais. Fonte: Lattes.

  • Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil

    Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutora em História/UFPE. Mestre em História/UFPE. Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação- PPGE/UFT. Coordenadora Local do Procad/Amazônia e Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA, UFRN e UFT (Procad/2018). Sócia da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped)/GT -2 -História da Educação. Membro e Avaliadora da Anped/Norte. Sócia da Associação Brasileira de História Oral (ABHO). Sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Pesquisadora da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Membro do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred). Membro do Comitê Técnico-Científico da (CTC/UFT). É avaliadora ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, da Revista Histedbr On Line e da Revista OPSIS -UFG-Catalão-GO. Professora Titular/Catedrática da UFT. Tem experiência na gestão superior de cursos de graduação e programas de pós-graduação. Líder de grupo de pesquisa História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação pelo CNPq(2004). Tem experiência e atuação nos temas e na área de Educação, História, Ensino, História Oral, Memória e História, Cultura Escolar. Fonte: Lattes.

Referências

BARAUSSE, Alberto; POSSAMAI, Zita Rosane. Museus de Educação: Histórias e Perspectivas Transnacionais. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 8, n. 16, ago./dez. 2019.

BRESSANIN, César Evangelista Fernandes. O Instituto Nossa Senhora de Lourdes de Arraias (1958-1982): trajetória, memórias e cultura escolar. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientadora: Profa. Dra. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida. Goiânia, 2021.

BONATO, Naílda Marinho da Costa. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação. v. 5, n. 2, p. 193-220, jul-dez 2005, Maringá, Brasil.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reinado Bairão. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1970.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, Editora Atlas, 2002.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, n.1, jan./jun. 2001.

MACEDO, Maria de Lourdes L.; GOMES, Darlene A.; SANTOS, Jocyleia S. dos. Colégio dom Alano e o Projeto Político Pedagógico no Ensino Médio em Palmas – Tocantins. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, Tocantins, v. 10, n. 12, 2023.

MAGALHÃES, Justino. Um apontamento para a história do manual escolar: entre a produção e a representação. In CASTRO, Rui Vieira et al., org. Manuais escolares: estatuto, funções, história. Braga: Universidade do Minho, 1999. p. 279‑285.

MARCHI, Camila. As práticas a partir do uso dos museus escolares nos estabelecimentos de ensino paulista (1895 – 1940). Revista Latino-Americana de História, v. 5, n. 16, 2016.

MEDEIROS, Ruy Hermann Araújo. Arquivos escolares – breve introdução a seu conhecimento. In: Colóquio do Museu Pedagógico, 3., Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2003.

MORGÃO, Gisele de C.; MENEZES, Maria C. Inventário participativo do patrimônio histórico-educativo: uma aventura sociomuseológica descolonial no arquivo histórico da ee Dr. Almeida Vergueiro - Espírito Santo do Pinhal, SP, Brasil. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 10, p. 1-18, 2024.

NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, n. 10, 1993.

PASQUALUCCI, Luciana; SAUL, Alexandre. Patrimônio e currículo: paradigma (de)colonial, disputas de poder e formação. In: PASQUALUCCI, Luciana; LEMES, David de Oliveira (orgs.). Museologia, cultura e educação: diálogos interdisciplinares na contemporaneidade. São Paulo: EDUC: PIPEq, 2022.

PETRY, Marilia Gabriela. Museu Escolar: o que dizem os inventários (Santa Catarina/1941- 1942). In: GASPAR da SILVA, Vera Lucia. PETRY, Marilia Gabriela (Orgs.). Objetos da Escola: Espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012.

POSSAMAI, Zita Rosane. Fotografia, História e Vistas Urbanas. HISTÓRIA, São Paulo, 2008.

POSSAMAI, Zita Rosane. O lugar do patrimônio na operação historiográfica e o lugar da história no campo do patrimônio. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, p. 23-49, dez. 2018.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Universidade FEEVALE. 2. ed. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013. p. 41-65.

SAVIANI, Demerval. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: NASCIMENTO, Et Al. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

TRIVIÑOS, Augusto, N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2025-12-16

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO

Como Citar

MACEDO, Maria de Loudes Leoncio; CARVALHO, Isabella Cristina Aquino; PEREIRA, Jerse Vidal; SANTANA DOS SANTOS, Jocyleia. Museu pedagógico no Colégio Dom Alano Marie Du Noday em Palmas: apontamentos para uma reconstrução histórica. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025013, 2025. DOI: 10.20888/ridphe_r.v11i00.20885. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/20885. Acesso em: 24 jan. 2026.