Museu pedagógico no Colégio Dom Alano Marie Du Noday em Palmas: apontamentos para uma reconstrução histórica
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v11i00.20885Palavras-chave:
Museu Pedagógico, Arquivo escolar, Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, Palmas, Tocantins, BrasilResumo
Este estudo discutiu a importância do museu pedagógico e a possível transformação do material de acervo existente sobre e no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas, estado do Tocantins, vir a ser um museu pedagógico. Para tanto, na perspectiva da reconstrução histórica de Saviani (2008) e ancorado em autores como Trivinos (1987), Gil, (2002) e Prodanov e Freitas (2013), adotamos um caminho teórico-metodológico baseado em pesquisa bibliográfica, documental e, por meio de uma análise qualitativa dos dados, ficou demonstrado a importância da organização dos arquivos escolares para o Museu Pedagógico, mas, sobretudo, para a compreensão da história da instituição escolar por parte dos pesquisadores. No que tange ao Colégio Dom Alano de Palmas, verificamos que a dispersão dos referidos acervos se impõe como um obstáculo para os que se propõem ao trabalho investigativo da instituição.
Downloads
Referências
BARAUSSE, Alberto; POSSAMAI, Zita Rosane. Museus de Educação: Histórias e Perspectivas Transnacionais. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 8, n. 16, ago./dez. 2019.
BRESSANIN, César Evangelista Fernandes. O Instituto Nossa Senhora de Lourdes de Arraias (1958-1982): trajetória, memórias e cultura escolar. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientadora: Profa. Dra. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida. Goiânia, 2021.
BONATO, Naílda Marinho da Costa. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação. v. 5, n. 2, p. 193-220, jul-dez 2005, Maringá, Brasil.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reinado Bairão. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1970.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, Editora Atlas, 2002.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, n.1, jan./jun. 2001.
MACEDO, Maria de Lourdes L.; GOMES, Darlene A.; SANTOS, Jocyleia S. dos. Colégio dom Alano e o Projeto Político Pedagógico no Ensino Médio em Palmas – Tocantins. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, Tocantins, v. 10, n. 12, 2023.
MAGALHÃES, Justino. Um apontamento para a história do manual escolar: entre a produção e a representação. In CASTRO, Rui Vieira et al., org. Manuais escolares: estatuto, funções, história. Braga: Universidade do Minho, 1999. p. 279‑285.
MARCHI, Camila. As práticas a partir do uso dos museus escolares nos estabelecimentos de ensino paulista (1895 – 1940). Revista Latino-Americana de História, v. 5, n. 16, 2016.
MEDEIROS, Ruy Hermann Araújo. Arquivos escolares – breve introdução a seu conhecimento. In: Colóquio do Museu Pedagógico, 3., Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2003.
MORGÃO, Gisele de C.; MENEZES, Maria C. Inventário participativo do patrimônio histórico-educativo: uma aventura sociomuseológica descolonial no arquivo histórico da ee Dr. Almeida Vergueiro - Espírito Santo do Pinhal, SP, Brasil. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 10, p. 1-18, 2024.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, n. 10, 1993.
PASQUALUCCI, Luciana; SAUL, Alexandre. Patrimônio e currículo: paradigma (de)colonial, disputas de poder e formação. In: PASQUALUCCI, Luciana; LEMES, David de Oliveira (orgs.). Museologia, cultura e educação: diálogos interdisciplinares na contemporaneidade. São Paulo: EDUC: PIPEq, 2022.
PETRY, Marilia Gabriela. Museu Escolar: o que dizem os inventários (Santa Catarina/1941- 1942). In: GASPAR da SILVA, Vera Lucia. PETRY, Marilia Gabriela (Orgs.). Objetos da Escola: Espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012.
POSSAMAI, Zita Rosane. Fotografia, História e Vistas Urbanas. HISTÓRIA, São Paulo, 2008.
POSSAMAI, Zita Rosane. O lugar do patrimônio na operação historiográfica e o lugar da história no campo do patrimônio. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, p. 23-49, dez. 2018.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Universidade FEEVALE. 2. ed. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013. p. 41-65.
SAVIANI, Demerval. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: NASCIMENTO, Et Al. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2021.
TRIVIÑOS, Augusto, N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/