Resumo
Este artigo apresentará alguns aspectos dos retratos fotográficos feitos por Alair Gomes (1921-1992) durante viagens à Europa nas décadas de 1960 e 1980. Inspirado na tradição clássica do retrato, o fotógrafo constrói através de registros de jovens em espaços públicos, imagens que articulam arte, desejo e cotidiano. Ao transitar pelas principais cidades europeias, Alair Gomes se mostra um flâneur sensível, suas fotos revelam um olhar erótico voltado ao corpo masculino, a frontalidade nos retraos e os gestos dos modelos indicam colaboração e certa cumplicidade na relação com seus modelos, fazendo do retrato um meio de aproximação, fabulação e elaboração estética do afeto.
Referências
ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz: viagens pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia e por Marajó até dizer chega - 1927. São Paulo: Tinta-da-China Brasil, 2024.
DYER, Geoff. O instante contínuo: uma história particular da fotografia. Tradução de Donaldson M. Garschagen. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2008.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
GOMES, Alair. A New Sentimental Journey [Uma nova jornada sentimental], 1983-1991 (texto inédito), sem paginação. Acervo: Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.
_____. A new sentimental journey. Coautoria de Miguel Rio Branco. São Paulo, SP: CosacNaify, 2009.
_____. Joaquim Paiva entrevista Alair Gomes, 1983. [Entrevista concedida a] Joaquim Paiva. Zum. n. 06, 22 ago. 2014. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum_6/alair-gomes-joaquim-paiva/
GOMES, Aline Ferreira. A fotografia de Alair Gomes, 2017. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1631264.
KOSSOY, Boris. O encanto de Narciso: reflexões sobre a fotografia. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2020.
LEMAGNY, Jean-Claude. L'ombre et le temps: essais sur la photographie comme art. Paris: Nathan, 1992.
LUIS CARLOS. O retrato. A Cigarra, 20 mai. 1916, Ano III, n. 42, p. 11. Disponível em: http://bibdig.biblioteca.unesp.br/handle/10/5552
SANTOS, Alexandre. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo outro. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2004.
VALÉRY, Paul. Introdução ao método de Leonardo da Vinci (1894): Introduction à la méthode de Léonard de Vinci. Ed. bilingue São Paulo, SP: Editora 34, c.1998.
WHITMAN, Walt. Leaves of grass: Folhas de relva. Tradução de Rodrigo Garcia Lopes. São Paulo, SP: Iluminuras, 2005.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista Visuais