Banner Portal
n. 7 (2011): Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: consolidação e desenvolvimento da disciplina
Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: consolidação e desenvolvimento da disciplina

Organizadores: Gabriela Lodo, Isabel Hargrave, Larissa Carvalho, Luna Lobão, Maíra Canina Silvestrin, Natália Casagrande Salvador, Richard Santiago Costa, Tameny Romão.

Comunicações

Adriana Barroso Botelho
12-18
Chabloz vê Chico, Chico vê Chabloz: estudo de conceito de arte primitiva na obra pictórica de Chico da Silva
PDF
Aldilene Marinho César Almeida Diniz
20-30
O santo em imagens: relações entre concepções de santidade e iconografia na época moderna
PDF
Ana Cândida F. de Avelar Fernandes
31-40
O informalismo no Brasil: Lourival Gomes Machado e a 5ª bienal internacional de São Paulo
PDF
Ana de Gusmão Mannarino
41-48
Construção de discursos sobre a obra de arte: a descrição verbal e a reprodução por imagens
PDF
Ana Maria Pimenta Hoffmann
49-57
A bienal de 1961: a atuação de Mário Pedrosa
PDF
Ana Paula França
58-64
Retorno à pintura-pintura: abstração informal e o discurso crítico de Antônio Bento
PDF
Ana Tagliari, Wilson Florio
65-76
Desenho, projeto e intenções em arquitetura: Consideração sobre projetos não-construídos
PDF
André Luís de Lima
77-86
Imagens da cidade: Itu na fotografia de Setimo Catherini
PDF
Angela Nucci
87-95
Dialética das formas: a teoria do elemento adicional em pintura de Kazímir Maliévitch
PDF
Antônio Leandro Barros
96-106
Uma metodologia crítica segundo o Lázaro de Serovegni
PDF
Caroline Saut Schroeder
107-111
Pierre Restany: a passagem para a “anticarreira”
PDF
Clara Habib de Salles Abreu
112-126
Fontes gravadas de algumas pinturas da capela da santíssima trindade em Tiradentes
PDF
Danielle Manoel dos Santos Pereira
127-139
A pintura da igreja de nossa senhora do Rosário em Diamantina (MG): autoria encontrada
PDF
Diogo Vieira de Almeida
140-144
Do quadro-objeto cubista ao não-objeto neoconcretista: uma análise a partir das leituras de Ferreira Gullar e Mário Pedrosa
PDF
Everardo Ramos
145-164
Veredas no grande sertão: aportes da história da arte para o estado da criação popular
PDF
Fernando Morato
165-179
São Jeronimo nos trópicos: o un savant travaillant dans son cabinet de Debret
PDF
Fernando Guillermo Vázquez Ramos
535-544
O desenho e a arquitetura el Leon Battista Alberti e Giorgio Vasari
PDF
Francisco de Carvalho Dias de Andrade, Eduardo Costa
192-199
Arquitetura bandeirista na serra do Itapeti: um caso interessante para o estudo da arquitetura colonial paulista
PDF
Gabriel Barbosa dos Santos
200-208
“Da adversidade vivemos!”: a influência das vanguardas artísticas norte-americanas e inglesas no tropicalismo
PDF
Gabriela Cristina Lodo
209-218
Marta Traba e a construção de duas histórias da arte na América Latina
PDF
Heloisa Olivi Louzada
219-225
VI jac: experimentação na construção institucional da história da arte contemporânea brasileira
PDF
Isabel Hargrave Gonçalves da Silva
226-235
A reflexão sobre a passagem do tempo e suas representações no Renascimento
PDF
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
236-249
Alcova Tragica de Giuseppe Amisani e a belle époque paulistana
PDF
Lina Alves Arruda
250-255
Revisões feministas das histórias da arte: contribuições de Linda Nochlin e Griselda Pollock
PDF
Luna Lobão
256-265
A missão artística do primeiro MASP: um estado da concepção de Pietro Maria Bardi para o MASP em seus primeiros 20 anos
PDF
Marcela Regina Formico
276-292
O ateliê Gérôme: a fusão entre a tradição da École des Beaux-Arts com a jovialidade do Moulin Rouge
PDF
Marcelo Téo
293-304
O corpo sonoro sob o comando da cor: Flávio de Carvalho e os anos 30
PDF
Mariana Estellita Lins Silva
305-309
A arte contemporânea e o museu: desafios da preservação para além do objeto
PDF
Martinho Alves da Costa Junior
310-320
Alguns apontamentos acerca Vénus Marine de Théodore Chassériau: impulsos febris
PDF
Michelli Cristine Scapol Monteiro
321-333
Fundação de São Paulo: a origem da cidade representada por Oscar Pereira as Silva e Antônio Parreira
PDF
Monica Vermes
334-339
A Storia Della musica nel Brasile de Vincanzo Cernicchiaro (1926)
PDF
Myriam Salomão
340-348
Fontes para uma análise da pintura paulista do século XVII ao XIX: os pintores, as obras e os restauros
PDF
Patrícia Bueno Godoy
349-359
Uma outra história dos museus de São Paulo: as pinacotecas municipais do interior paulista
PDF
Patricia Leal Azevedo Corrêa
360-365
Três textos no início de um debate: neoconcretismo e minimalismo
PDF
Paula Elizabeth de Maria Barrantes
378-389
O desafio de levar a história da arte à comunidade: a Catedral Metropolitana de Campinas
PDF
Paulo André Gomes Soares
390-396
A ambiguidade do ser: paixão e melancolia nas representações do fauno no século XIX
PDF
Pedro Henrique de Moraes Alvez
397-404
Um biógrafo no divã: auto-imagem, trajetória, modéstia e engrandecimento nas Vite de Giorgio Vasari
PDF
Pedro Queiroz Leite
405-415
O missal da regia officina typographica e seu legado na pintura rococó mineira: uma refutação à influência de Bartolozzi
PDF
Rafael Gonzaga de Macedo
416-429
Paulo Harro-Harring e a revolução: correlações possíveis
PDF
Rejane Bernal Ventura
430-437
Lodovico Dolce e Giorgio Vasari: conexões
PDF
Renata Dias Ferraretto Moura Rocco
438-447
As obras de Gino Severini na coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
PDF
Richard Santiago Costa
448-462
“Cristo em cafarnaum”, Amoedo em Paris
PDF
Rosangela de Jesus Silva
463-472
O espaço representativo de uma instituição: a exposição de 1882 no liceu de artes e ofícios
PDF
Simone Rocha de Abreu
473-484
Anos 60: transformações no campo artístico e na arte na Argentina
PDF
Talita Trizoli
485-496
Teorias, estratégias e lugares do discurso feminista na arte brasileira dos anos 60 e 70
PDF
Vanessa Gonçalves de Almeida Rosa
497-506
Imagem&ver(a)cidade: obras de arte urbana e suas contrapartidas digitais
PDF
Viviane Matesco
545-552
História da arte e museologia: a experiência com o acervo BANERJ
PDF
Wagner Jonasson da Costa Lima
507-514
A instalação de vídeo e a montagem de atrações em Arthur Omar
PDF
Waldemar Gomes
515-524
Os relatos de Giorgio Vasari e de Ascanio Condivi sobre as esculturas da vida ativa e da vida contemplativa do sepulcro de Julio II, de Michelangelo
PDF
Youssef Cherem
525-534
A História da Arte do Islã: em busca de uma identidade
PDF