Gênero e preservação: diferentes expressões nos modos de morar
PDF

Palavras-chave

Gênero
Preservação
Memória

Como Citar

GUIMARÃES, Thays; COSTA, Sabrina. Gênero e preservação: diferentes expressões nos modos de morar. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191799. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1799. Acesso em: 8 dez. 2025.

Resumo

A seguinte pesquisa dedica-se ao estudo dos registros das práticas domésticas. O estudo é feito através da análise de três espaços distintos: a sede do Centro de Preservação Cultural da Usp (antiga Casa de Dona Yayá), o Museu Frida Kahlo e a E1027, situadas no Brasil, no México e na França, respectivamente. Os ambientes em que as residências mencionadas estão inseridas são contextualmente e fisicamente distintos. Através desta pesquisa, percebe-se que a discussão de gênero é intrínseca à construção do espaço doméstico. Assim, procura-se entender a narrativa construída em cada uma das residências uma vez que elas mostram muito dos rituais e modos de pensar e viver de suas habitantes. Foram escolhidas residências da primeira metade do século XX, devido às notáveis mudanças nos padrões de organização doméstica e do papel das mulheres nestes ambientes internos – período também de ingresso das mulheres no domínio público. Para avançar a discussão sobre a pequena porcentagem de mulheres dentre as personalidades que tiveram suas trajetórias celebradas através de museus-biográficos, a pesquisa se apresenta sob a perspectiva de mulheres que criam novos modelos de espaços domésticos sejam elas arquitetas ou usuárias.

PDF

Referências

CARVALHO, Vânia. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo 1870-1920. São Paulo: Editora Edusp/Fapesp, 2008.

COLOMINA, Beatriz. Sexuality and space. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 1992.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP