Resumo
Para uma efetiva gestão dos recursos hídricos é necessária a integração da conservação da água e do solo. É fundamental que determinados compartimentos das bacias hidrográficas tenham uso e ocupação das terras adequado a manutenção da qualidade e quantidade da água. Dentre essas áreas, destaca-se os Topos de Morro, que são responsáveis pela existência de grande número de nascentes, que garantem o suprimento de água para os canais a jusante. Tendo o exposto, este projeto de pesquisa tem como objetivo caracterizar e especializar os diferentes padrões de uso e ocupação das terras nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) de Topo de Morro da Bacia hidrográfica do Rio Camanducaia. A posição geográfica da área de estudo favorece pesquisas de caráter ambiental, visto que é uma região com grande densidade de drenagem, relevo caracterizado pela presença de morros, devem ter seus topos preservados conforme o que diz o Código Florestal brasileiro, lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Para atender aos objetivos propostos, será necessário especializar as APPs de Topo de Morro utilizando o geoprocessamento como ferramenta, além da diferenciação do tipo de uso e ocupação das terras de cada uma das APPs de Topo de Morro identificadas afim de identificar os possíveis conflitos existentes entre a conservação do solos e da água e o manejo das terras.
Referências
BRASIL. Código Florestal. Lei n ° 12.651 de 25 de maio de 2012.
HOTT, M. C.; GUIMARÃES, M.; MIRANDA, E. E. Um método para a determinação automática de áreas de preservação permanente em topos de morros para o Estado de São Paulo. In:Embrapa Monitoramento por Satélite-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 12., 2005, Goiânia. Anais eletrônicos... São José dos Campos: INPE, 2005., 2005.
MARTINS, S. C. Caracterização geoambiental como subsídio ao planejamento urbano e turístico em Amparo (SP). 2011. 121 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2018.
SANTOS, A. P. S. Delimitação de Área de Preservação Permanente (APP) de Topo de Morros. In: Capítulo 17 do Material de Cartografia Digital II do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 2013.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP
