Análise do empoderamento social de jovens e adultos através do ensino com metodologias participativas: o caso do cursinho popular pré vestibular Colmeia
PDF

Palavras-chave

Empoderamento social
Metodologias participativas
Cursinho pré-vestibular popular

Como Citar

FARIA, Lana; RIMOLI, Josely. Análise do empoderamento social de jovens e adultos através do ensino com metodologias participativas: o caso do cursinho popular pré vestibular Colmeia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192591. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2591. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

O presente projeto de estudo visa analisar a contribuição de Metodologias Participativas no processo de Empoderamento Social de jovens e adultos que frequentam o Cursinho Pré-Vestibular Popular Colmeia. A motivação de tal estudo vem das observações dos processos metodológicos participativos vivenciados e relatados pelos estudantes do cursinho, os quais apontam que além das aprovações nos vestibulares o cursinho colabora no Empoderamento Social. A hipótese é a de que o desenvolvimento de Metodologias Participativas possibilita aos estudantes a experiência de aperfeiçoar a fala e postura em público, a valorização da autoestima e autonomia para formulação de opiniões, além da conquista da qualidade do acesso a informações, ou seja, verificar a colaboração das Metodologias Ativas e lúdicas na construção de um processo que viabiliza o Empoderamento Social dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, de caráter social, embasada nos preceitos da Pesquisa Participante e na Metodologia Problematizadora Freireana.

PDF

Referências

BAQUERO, Rute Vivian Ângel o. Empoderamento: instrumento de emancipação social? Uma discussão conceitual. Revista Debates, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 173 187, jan abr. 2012
SILVA, L. V. L.; PINHEIRO, M. R. D.; CHAGAS, N. S. O empoderamento como processo de conscientização e os sujeitos da educação. In: 3º Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal (RS). Editora Realize, 2016
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP