Resumo
O presente projeto de estudo visa analisar a contribuição de Metodologias Participativas no processo de Empoderamento Social de jovens e adultos que frequentam o Cursinho Pré-Vestibular Popular Colmeia. A motivação de tal estudo vem das observações dos processos metodológicos participativos vivenciados e relatados pelos estudantes do cursinho, os quais apontam que além das aprovações nos vestibulares o cursinho colabora no Empoderamento Social. A hipótese é a de que o desenvolvimento de Metodologias Participativas possibilita aos estudantes a experiência de aperfeiçoar a fala e postura em público, a valorização da autoestima e autonomia para formulação de opiniões, além da conquista da qualidade do acesso a informações, ou seja, verificar a colaboração das Metodologias Ativas e lúdicas na construção de um processo que viabiliza o Empoderamento Social dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, de caráter social, embasada nos preceitos da Pesquisa Participante e na Metodologia Problematizadora Freireana.
Referências
SILVA, L. V. L.; PINHEIRO, M. R. D.; CHAGAS, N. S. O empoderamento como processo de conscientização e os sujeitos da educação. In: 3º Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal (RS). Editora Realize, 2016

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