Desenvolvimento e integração produtiva: os impactos do crescimento chinês no Brasil
PDF

Palavras-chave

Economia chinesa
Integração produtiva
Desindustrialização brasileira

Como Citar

SILVA, Eduardo da; JUNIOR, Antonio Diegues. Desenvolvimento e integração produtiva: os impactos do crescimento chinês no Brasil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192658. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2658. Acesso em: 7 dez. 2025.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos diretos e indiretos que a economia chinesa inferiu sobre a atividade econômica brasileira, tomando como período de análise os primeiros quinze anos do séc. XXI, de 2000 a 2014. Busca-se mostrar como o crescimento da economia chinesa impactou a estrutura produtiva brasileira por meio da alta dos preços das commodities agrícolas e minerais provocada pela demanda chinesa e pela oferta de chinesa de bens de média e alta intensidade tecnológica a preços mais competitivos, o que gerou um processo de especialização regressiva e de desindustrialização precoce da economia brasileira.

PDF

Referências

CONTI, Bruno de; BLIKSTAD, Nicholas.“Impactos da economia chinesa sobre a brasileira no início do século XXI: o que querem que sejamos e o que queremos ser”, 2017
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP