A força muscular de paraplégicos através do treinamento combinado
PDF

Palavras-chave

Lesão da medula espinhal
Força muscular
Treinamento combinado

Como Citar

SILVA, Ana da; GORLA, Jose; BORGES, Mariane. A força muscular de paraplégicos através do treinamento combinado. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192982. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2982. Acesso em: 1 nov. 2025.

Resumo

A lesão da medula espinhal é um dano que acomete a medula espinhal, gerando alterações fisiológicas e metabólicas no indivíduo. A Força muscular também sofre alterações e é diminuída nesses sujeitos, sabendo que a mesma aliada à resistência dos músculos superiores é importante para a propulsão, à transferência e mobilidade na cadeira de rodas, este trabalho tem por objetivo verificar a melhora da força muscular através do treinamento combinado em indivíduos com lesão medular. Para tanto, foram recrutados três homens sedentários submetidos a um programa de treinamento combinado com 23 sessões. Para avaliação da força muscular foi utiizado o teste de 1RM das seguintes musculaturas: latíssimo do dorso, peitoral, tríceps, bíceps e deltoide. Os resultados apontam que ocorreu aumento da força muscular, sendo que as musculaturas que mais apresentaram ganhos de força foram: bíceps, tríceps e deltoide. Portanto, através desse estudo podemos concluir que o treinamento combinado é efetivo para o ganho de força muscular em indivíduos sedentários com lesão da medula espinhal.

PDF

Referências

EVANS, Nicholas et al. Exercise Recommendations and Considerations for Persons With Spinal Cord Injury. 2015.
LACOURSE, Michael G. et al. Lesão da Medula Espinhal. In: FRONTERA, Walter R.; DAWSON, David M.; SLOVIK, David M.. Exercício Físico e Reabilitação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Cap. 15. p. 246-263.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP