Resumo
A erosão de superfícies hidráulicas de concreto pela mistura água-sólido tem sido um dos problemas frequentes em estruturas de usinas hidrelétricas, considerando a influência da alteração da ocupação de bacias hidrográficas e obras de regularização fluvial como contribuintes ao aporte de sedimentos em corpos d'água. O presente trabalho busca caracterizar a resistência do concreto a esses processos erosivos, com o emprego do protótipo de um tanque baseado na ASTM C1138M-12 (1989, 2012), estudando a influência da composição do material e da concentração de sedimentos na perda de massa de superfícies hidráulicas em concreto.
Referências
BRANCO, R. L. Development of a new erosion apparatus for gravel materials (2018). Dissertação para obtenção de título de Mestre em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – Unicamp. Brasil.
MALAVASI, S.; GIANANDREA, V.M.; RIGHINI, A.; DALFRÉ FILHO, J.G. (2013) Desenvolvimento de um aparato experimental para o estudo de erosão causada por mistura água-sólido. In: XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, ABRH, Bento Gonçalves, nov. 2013.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP