O processo de constituição do CAPS ad: continuidades e descontinuidades no trato institucional do paciente psiquiátrico e do usuário de drogas
PDF (Portuguese)

Keywords

Saúde mental
CAPS ad
Antropologia política

How to Cite

BARDY, João; RUI, Taniele. O processo de constituição do CAPS ad: continuidades e descontinuidades no trato institucional do paciente psiquiátrico e do usuário de drogas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193023. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3023. Acesso em: 26 oct. 2025.

Abstract

A presente pesquisa buscou reconstruir o processo de consolidação dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) em um contexto pioneiro através da observação do caso de Campinas - SP. Através de entrevistas, pesquisa de campo e levantamento bibliográfico no período entre agosto de 2018 e julho de 2019, buscou-se compreeender, por meio deste estudo de caso, as particularidades da experiência da rede de Saúde Mental de Campinas e os aspectos que possibilitaram a esta ser uma experiência de destaque no plano nacional, assim como, a partir dela, observar como se deram os processos políticos em escala federal no que diz respeito às diretrizes políticas do cuidado ao usuário de drogas no Brasil, chamando atenção para a centralidade da prática de Redução de Danos (RD), e suas transformações ao longo da vigência da bolsa.

PDF (Portuguese)

References

ARENARI, B.; DUTRA, R. A construção social da condição de pessoa: premissas para romper o círculo vicioso de exclusão e uso problemático de crack. Souza J, org. Crack e exclusão social. Brasília: Ministério da Justiça e Cidadania, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, p. 191-208, 2016.
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP