Banner Portal
Michael Burawoy e a epistemologia marxista: nota de apresentação
PDF

Palavras-chave

Michael Burawoy
Epistemologia
Marxismo
Teoria marxista

Métricas

Como Citar

SALOMÃO, Arthur. Michael Burawoy e a epistemologia marxista: nota de apresentação. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 32, n. 59, p. 43–48, 2025. DOI: 10.53000/cma.v32i59.20951. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/cma/article/view/20951. Acesso em: 4 dez. 2025.

Resumo

O debate em torno do estatuto científico do marxismo permanece vivo. Desde que Engels se propôs a sistematizar, difundir e desenvolver o legado de Marx, a relação entre o materialismo histórico e a produção de conhecimento científico tem alimentado inúmeras controvérsias, seja entre marxistas e seus detratores, seja entre as diversas perspectivas teóricas que compõem a linhagem do socialismo científico. A contenda com a ciência positivista – que persiste na mesma medida em que os antimarxistas proclamam a morte da teoria materialista – é previsível. O clássico panfleto escrito por Lenin acerca das três fontes constitutivas do marxismo adverte, logo de saída, que o materialismo histórico desperta hostilidade e repulsa por parte de toda a ciência burguesa, que o acusa de “visão de mundo”, justamente porque ele desvela e combate as condições materiais que fundamentam a suposta imparcialidade do campo científico. Entretanto, mesmo no interior do marxismo, diferentes correntes teóricas oferecem respostas distintas e divergentes para a cientificidade da teoria marxista. Há tradições que falam em filosofia da práxis, em crítica da sociedade capitalista, em ciência da sociedade ou mesmo em verdadeira consciência da classe operária. O tema é polêmico, mas há quem caminhe com habilidade, competência e propriedade neste terreno escorregadio. Este é o caso de Michael Burawoy (1947-2025), sociólogo marxista e professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, durante 47 anos. 

PDF

Referências

BURAWOY, M. Marxismo sociológico: quatro países, quatro décadas, quatro grandes transformações e uma tradição crítica. São Paulo: Editora Alameda, 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Arthur Salomão

Downloads

Download data is not yet available.