REGIMENTO INTERNO
Música Popular em Revista (MPR) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (PPG-Música/UNICAMP), com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes (CLA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPG-Música/UNIRIO). A revista foi fundada em 2012, originalmente vinculada ao “Grupo de Pesquisa Música Popular: história, produção e linguagem”, e tem como objetivo divulgar a produção acadêmica de diversas áreas do conhecimento que elegem a música popular como objeto de estudo. Publica textos em português, inglês e espanhol, nas modalidades de artigos inéditos e/ou traduzidos, ensaios, resenhas, entrevistas, partituras e transcrições.
Da Periodicidade
A MPR adota o procedimento de publicação contínua, de modo a dar maior agilidade na disponibilização das diversas modalidades de trabalho a serem publicadas. A periodicidade será anual.
Dos Editores
A MPR conta sempre com um Editor que possua cargo efetivo vinculado à UNICAMP (obrigatoriamente um professor doutor permanente do PPG-Música/UNICAMP), um Editor Executivo vinculado à UNIRIO ou à UNICAMP (professores doutores permanentes ou colaboradores do PPG-Música/UNICAMP ou do PPG-Música/UNIRIO) e um Assistente Editorial que não precisa necessariamente ter vínculo aos PPGs-Música da UNICAMP e da UNIRIO (a titulação mínima é o bacharelado e/ou licenciatura em áreas afins ao tema da MPR). Estes editores são homologados pelo Conselho Editorial.
Atribuições do Editor
- Coordenar e representar, junto com o Editor , o Conselho Editorial;
- Convocar e presidir as reuniões do Conselho Editorial;
- Nomear os Editores Chefe, Editores Executivos e Assistentes Editoriais, com homologação do Conselho Editorial;
- Estabelecer contatos periódicos com membros do Conselho Consultivo, com vistas a receber avaliação e sugestões;
- Zelar pelo patrimônio e pelo nome da publicação, cuidando de sua periodicidade, avaliação e circulação;
- Responder pela Revista e seus financiamentos junto à direção do IA/UNICAMP;
- Supervisionar o recebimento de artigos para publicação e a distribuição para pareceres;
- Supervisionar os relatórios para os órgãos externos de avaliação, conforme solicitação das instâncias superiores.
Atribuições do Editor Executivo
- Gerenciar o fluxo editorial e a distribuição da revista;
- Gerenciar o banco de dados referente ao corpo de pareceristas "ad-hoc" indicados pela Comissão Editorial;
- Gerenciar, junto com o Assistente Editorial, o recebimento de artigos para publicação e da distribuição para pareceres;
- Preparar, junto com o Editor, os relatórios para os órgãos externos de avaliação, conforme solicitação das instâncias superiores.
Atribuições do Assistente Editorial
- Auxiliar, junto com o Editor Executivo, na função de Secretário Executivo do Conselho Editorial;
- Administrar executivamente, junto com o Editor Executivo, o fluxo editorial e a distribuição da revista;
- Administrar executivamente, junto com o Editor Executivo, o banco de dados referente ao corpo de pareceristas "ad-hoc" indicados pela Comissão Editorial;
- Administrar executivamente, junto com o Editor e o Editor Executivo, o recebimento de artigos para publicação e da distribuição para pareceres;
- Auxiliar a preparação, junto com o Editor e o Editor Executivo, dos relatórios para os órgãos externos de avaliação, conforme solicitação das instâncias superiores.
Do Conselho Editorial
O Conselho Editorial é composto por no mínimo dois membros do Instituto de Artes da UNICAMP, dois membros do Centro de Letras e Artes da UNIRIO e dois convidados externos, vinculado a qualquer instituição e que possuam expertise e experiência no campo do conhecimento da revista. A inclusão de novos membros se dará a partir de convite dos conselheiros e dos editores.
Atribuições do Conselho Editorial
- Auxiliar na publicação da revista, definindo sua política editorial e sua configuração;
- Contribuir com a política de promoção da Revista, seja na divulgação de chamadas de trabalho ou de números publicados.
- Sugerir possíveis temas para dossiês;
- Eventualmente submeter artigos para a revista;
- Auxiliar na indicação de pesquisadores aptos a submeter artigos e realizar pareceres;
- Apoiar a avaliação de trabalhos em caso de conflito entre avaliadores.
Do Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo é composto por intelectuais e pesquisadores de diversos países dedicados aos estudos da Música Popular, ligados a diversas áreas do conhecimento, como a Musicologia, Etnomusicologia, História, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Linguística, os estudos literários, Fonoaudiologia e Comunicação. Os membros do Conselho Consultivo são indicados pelo Editor, pelo Editor Executivo ou por membros do Conselho Editorial, com homologação do Conselho Editorial.
Atribuições do Conselho Consultivo
- Contribuir com a política de promoção da Revista;
- Indicar novos colaboradores, seja na condição de autores ou avaliadores;
- Emitir pareceres para as submissões recebidas pela Revista, conforme solicitação dos Editores.
Da Produção
A MPR segue as normas de publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e considera os critérios dos órgãos avaliadores. A avaliação das submissões é realizada pelo sistema duplo-cego, em fluxo contínuo, na medida e ordem em que são recebidas.
O processo de avaliação de artigos, resenhas e partituras é composto por três fases:
- Pré-Seleção: realizada pelos Editores, avaliará se as contribuições cumprem as normas de submissão da MPR.
- Avaliação de Mérito: realizada por pelo menos dois pareceristas, que não poderão pertencer à mesma instituição dos autores.
- Edição e Publicação: realizada pelos Editores, que farão a organização e edição final para publicação.
Da Circulação
A MPR mantém circulação online gratuita, sendo um periódico publicado pelo Instituto de Artes da UNICAMP, hospedado pela Incubadora de Periódicos Eletrônicos Científicos, Acadêmicos e Educacionais da UNICAMP (InPPEC) no endereço: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop. Orienta-se pelas recomendações da Biblioteca Central (BC) da UNICAMP e do portal de periódicos científicos (PPEC) da mesma instituição.
Do Financiamento
A MPR recebe recursos anualmente do PPG-Música/UNICAMP e eventualmente de outras instituições ou fontes de fomento, de acordo com as normas estabelecidas pelo regimento geral da UNICAMP para financiamentos.