Pontes que atravessam o atlântico: o Memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/Brasil e o Museu da Emigração Açoriana - Ilha de São Miguel/Açores (2018-2022)
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v11i00.20783Palavras-chave:
Educação Museal, Colégio Farroupilha, Memorial de Educação, Museu da Emigração Açoriana, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, BrasilResumo
O estudo apresenta a interlocução entre o Memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS e o Museu da Emigração Açoriana/Açores, desenvolvida por meio de um projeto contemplado em 2018 e 2022, na Ilha São Miguel – Açores, pelo edital com apoio concedido pela Direção Regional das Comunidades, conforme previsto no edital da Portaria nº 68/2008, de 11 de agosto.
no âmbito da Portaria nº 68/2008, de 11 de agosto, na qual a Direção Regional das Comunidades concedeu apoio para execução. O objetivo do estudo é apresentar o espaço museológico visitado, sua história e acervo, além de analisar as aproximações entre as culturas dos países envolvidos, resultantes dos processos de emigração e imigração, bem como das práticas educativas realizadas entre ambas as instituições. A pesquisa baseou-se em entrevistas e na análise documental do acervo, composto por painéis, fotografias, vídeos e artefatos da cultura açoriana. A interlocução dos museus, público e escolas vai além das funções de preservar, conservar, expor e pesquisar. Ao abordar temas relacionados à imigração e à emigração, os museus revelam a diversidade cultural, social, moral, além dos desafios da inclusão na sociedade contemporânea – aspectos que, eventualmente, podem contribuir para soluções a essas questões. Assim, este estudo, propõe reflexões centradas nas semelhanças entre os dois espaços museológicos, no que se refere à preservação e à salvaguarda da história das migrações entre os dois países.
Downloads
Referências
ALDEROQUI, Silvia S. De la relación compleja entre la educación en museos y las experiencias de los visitantes a la hora de imaginar, diseñar y montar exposiciones. In:
ALDEROQUI, Silvia S. (Org.). Los visitantes como patrimonio: el museo en las escuelas. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2012. p. 28-37.
AMARAL, Giana Lange do. Museu do Colégio Municipal Pelotense: um espaço para pesquisa, o ensino e a extensão (2004-2014). Pelotas: EUCAT, 2014.
BENJAMIN, Walter. Espaços que suscitam sonhos: museus, pavilhões de fontes hidrominerais. Revista do Patrimônio, Brasília, n. 31, p. 133-147, 2005.
CORDEIRO, Carlos; MADEIRA, Arthur B. A emigração açoriana para o Brasil (1541-1820). Arquipélago – História, 2. sér., Ponta Delgada, v. 7, p. 195-212, 2003.
CORDEIRO, Vasco. Introdução. In: BORGES, Diniz. Nem sempre a saudade chora: antologia de poesia açoriana sobre a emigração. 2. ed. [Ponta Delgada]: Letras Lavadas, 2020. p. 7-10.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
HEIN, George E.; ALEXANDER, Mary. Museums, places of learning. Washington, DC: American Association of Museums, 1998.
HOOPER-GREENHILL, Eilean. Museums and education: purpose, pedagogy, performance. London: Routledge, 2007.
SILVA, Susana Serpa. Emigração Açoriana e o Brasil em finais do século XIX e inícios do século XX. O caso do Distrito de Ponta Delgada (1895-1902). CEPESE | Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, 2017, p. 165-184.
SILVA, Susana Serpa. Emigração Açoriana: Entre a história e a memória. Universidade dos Açores, São Jorge, 2019, p. 89-116.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
ROQUETTE-PINTO, Edgar. Seixos Rolados. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.
SANDELL, Richard. Museums, society and inequality. London: Routledge, 2002.
VARGUES, Mariana Coelho Correia. O matadouro como criação moderna: novos destinos para o caso português. 2013. 220 f. Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitetura) – Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa, 2013.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/