Como pensar as coisas que ainda não existem: a organização do acervo da Escola Souza Lobo (Porto Alegre, RS) em tempos de emergência climática
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v11i00.20915Palavras-chave:
Arquivos escolares, Cultura escolar, Escola Souza Lobo, Rio Grande do Sul, BrasilResumo
O artigo analisa os procedimentos iniciais da constituição e organização do acervo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo, instituição localizada na cidade de Porto Alegre/RS e que teve a estrutura e parte de sua documentação fortemente atingidas pelas enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul em 2024. Tal contexto motivou uma aproximação da Faculdade de Educação da UFRGS com a escola, através do Projeto de extensão Re-Criar: arquivos, memórias e patrimônios escolares em tempos de emergência climática, que tem por objetivo auxiliar na criação de arquivos escolares nas próprias instituições, com sensibilidade e atenção às emergências climáticas. A investigação está inscrita no campo da história cultural e nos estudos sobre patrimônio escolar, opera com uma documentação que abrange as décadas de 1930 a 1980 e apresenta um conjunto de argumentos mobilizados a favor da constituição de tais acervos. Desnaturalizar a noção de escola que herdamos da Modernidade, tornar-se um lugar de memória, servir como fonte para estudos em História da Educação e em outros campos das ciências humanas, possibilitar práticas pedagógicas e educativas, atuar como marcadores identitários, promover diálogos intergeracionais e funcionar como ferramenta de gestão são algumas das motivações e usos que apontamos para instigar a organização dos arquivos escolares.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; SILVA, Bruno Wellington Rodrigues da Silva. Em nome da memória: experiências de salvaguarda do arquivo escolar da escola Capistrano de Abreu em Maranguape, CE. In: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; CORDEIRO, Andréa Bezerra; Burioli, Simone (orgs.). Acervos, fontes e história da educação: experiências e possibilidades para o ensino, a pesquisa e a extensão. Curitiba: CRV, 2024, p. 69-89.
AYUSO, Maria Luz; PINEAU, Pablo. El Proyecto Espacios de Memoria de la Escuela Normal Mariano Acosta: el diálogo entre las generaciones como un derecho colectivo, Cabás: Revista Internacional sobre el Patrimonio Histórico Educativo, n. 28, 2022, 301- 322.
DE DECCA, Edgar Salvadori. Memória e cidadania. In: São Paulo. Secretaria Municipal da Cultura. Departamento do Patrimônio Histórico. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania / DPH. São Paulo, 1992, p. 129-136.
ESCOLANO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória, arqueologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.
BISSANI, Bruna. Arte, carnaval e sociabilidade: um resgate à Sociedade Gondoleiros. 32 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, jan./jun., 2001, p. 9-43.
KANAZAWA, Júlia Naomi; OLIVEIRA, Elisiane Alves de. O Centro de Memória ETEC Cônego José Bento: apresentação e práticas pedagógicas. In: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; CORDEIRO, Andréa Bezerra; Burioli, Simone (orgs.). Acervos, fontes e história da educação: experiências e possibilidades para o ensino, a pesquisa e a extensão. Curitiba: CRV, 2024, p. 43-68.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 1993, p. 7-28.
SANTOS, Adriana de Andrade; OLIVEIRA, João Paulo Gama. O Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS): da salvaguarda da memória de uma instituição educacional sesquicentenária à propagação do patrimônio educativo. In: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; CORDEIRO, Andréa Bezerra; Burioli, Simone (orgs.). Acervos, fontes e história da educação: experiências e possibilidades para o ensino, a pesquisa e a extensão. Curitiba: CRV, 2024, p. 19-42.
SOUZA, José Otávio de. Territórios e Povos Originários (Des)velados na Metrópole de Porto Alegre. In: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Coordenação de Direitos Humanos. Povos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Porto Alegre, 2008, p. 14-25.
SOUZA, Rosa Fátima de. Preservação do patrimônio histórico escolar no Brasil: notas para um debate. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, jan./jun. 2013, p. 199-221.
VIDAL, Diana Gonçalves; PAULILO, André Luiz. Arquivos e educação: prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, v. 29, 2020, p. 1-17.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Memoria, patrimonio e educación. Educatio Siglo XXI, v. 28, n. 2, 2010, p. 17-42.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/