Como pensar as coisas que ainda não existem: a organização do acervo da Escola Souza Lobo (Porto Alegre, RS) em tempos de emergência climática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v11i00.20915

Palavras-chave:

Arquivos escolares, Cultura escolar, Escola Souza Lobo, Rio Grande do Sul, Brasil

Resumo

O artigo analisa os procedimentos iniciais da constituição e organização do acervo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo, instituição localizada na cidade de Porto Alegre/RS e que teve a estrutura e parte de sua documentação fortemente atingidas pelas enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul em 2024. Tal contexto motivou uma aproximação da Faculdade de Educação da UFRGS com a escola, através do Projeto de extensão Re-Criar: arquivos, memórias e patrimônios escolares em tempos de emergência climática, que tem por objetivo auxiliar na criação de arquivos escolares nas próprias instituições, com sensibilidade e atenção às emergências climáticas. A investigação está inscrita no campo da história cultural e nos estudos sobre patrimônio escolar, opera com uma documentação que abrange as décadas de 1930 a 1980 e apresenta um conjunto de argumentos mobilizados a favor da constituição de tais acervos. Desnaturalizar a noção de escola que herdamos da Modernidade, tornar-se um lugar de memória, servir como fonte para estudos em História da Educação e em outros campos das ciências humanas, possibilitar práticas pedagógicas e educativas, atuar como marcadores identitários, promover diálogos intergeracionais e funcionar como ferramenta de gestão são algumas das motivações e usos que apontamos para instigar a organização dos arquivos escolares.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edison Luiz Saturnino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), obtendo os títulos de Mestre em Educação (2005) e Doutor em Educação (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma Universidade. Pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2025). De 1991 a 2010 atuou como professor de História no Ensino Fundamental e Médio, como supervisor escolar na rede estadual de ensino e como coordenador pedagógico da Educação de Jovens e Adultos no município de Alvorada/RS. De 2006 a 2016 foi professor dos cursos de Graduação e Pós Graduação da Faculdade Cenecista de Osório. De 2010 a 2016 ocupou o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando em pesquisas com ênfase em temáticas relacionadas à história cultural, história da educação, história das práticas de leitura, história da cultura escrita, imagem, memória, educação, história oral. Além disso, seus interesses de ensino e pesquisa concentram-se também em temas relacionados à formação de professores e à teoria, metodologia e ensino de História. É membro da ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação). Fonte: Lattes

  • Carmem Zeli de Vargas Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil

    Possui graduação em História pela Faculdade Cenecista de Osório (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2009). Estágio pós-doutoral na UBA/Argentina, com auxílio CAPES (2015). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Ensino de História. Membro da COMEX-FACED 2011-2012. Membro da Comissão de Graduação da História 2011-2012. Participa do Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS. Integrante do Grupo de pesquisa do LHISTE UFRGS. Professora no Mestrado Profissional em Ensino de História, na linha de pesquisa: Saberes históricos em diferentes espaços de memória. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventudes, Patrimônio Cultural e Materiais Didáticos e Ensino de História. Fonte: Lattes

  • Eduarda dos Santos Tojal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil

    Estudante do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil

  • Sabrina Giordani da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil

    Estudante do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil

Referências

ARAÚJO, Fátima Maria Leitão; SILVA, Bruno Wellington Rodrigues da Silva. Em nome da memória: experiências de salvaguarda do arquivo escolar da escola Capistrano de Abreu em Maranguape, CE. In: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; CORDEIRO, Andréa Bezerra; Burioli, Simone (orgs.). Acervos, fontes e história da educação: experiências e possibilidades para o ensino, a pesquisa e a extensão. Curitiba: CRV, 2024, p. 69-89.

AYUSO, Maria Luz; PINEAU, Pablo. El Proyecto Espacios de Memoria de la Escuela Normal Mariano Acosta: el diálogo entre las generaciones como un derecho colectivo, Cabás: Revista Internacional sobre el Patrimonio Histórico Educativo, n. 28, 2022, 301- 322.

DE DECCA, Edgar Salvadori. Memória e cidadania. In: São Paulo. Secretaria Municipal da Cultura. Departamento do Patrimônio Histórico. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania / DPH. São Paulo, 1992, p. 129-136.

ESCOLANO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória, arqueologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.

BISSANI, Bruna. Arte, carnaval e sociabilidade: um resgate à Sociedade Gondoleiros. 32 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, jan./jun., 2001, p. 9-43.

KANAZAWA, Júlia Naomi; OLIVEIRA, Elisiane Alves de. O Centro de Memória ETEC Cônego José Bento: apresentação e práticas pedagógicas. In: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; CORDEIRO, Andréa Bezerra; Burioli, Simone (orgs.). Acervos, fontes e história da educação: experiências e possibilidades para o ensino, a pesquisa e a extensão. Curitiba: CRV, 2024, p. 43-68.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 1993, p. 7-28.

SANTOS, Adriana de Andrade; OLIVEIRA, João Paulo Gama. O Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS): da salvaguarda da memória de uma instituição educacional sesquicentenária à propagação do patrimônio educativo. In: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; CORDEIRO, Andréa Bezerra; Burioli, Simone (orgs.). Acervos, fontes e história da educação: experiências e possibilidades para o ensino, a pesquisa e a extensão. Curitiba: CRV, 2024, p. 19-42.

SOUZA, José Otávio de. Territórios e Povos Originários (Des)velados na Metrópole de Porto Alegre. In: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Coordenação de Direitos Humanos. Povos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Porto Alegre, 2008, p. 14-25.

SOUZA, Rosa Fátima de. Preservação do patrimônio histórico escolar no Brasil: notas para um debate. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, jan./jun. 2013, p. 199-221.

VIDAL, Diana Gonçalves; PAULILO, André Luiz. Arquivos e educação: prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, v. 29, 2020, p. 1-17.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Memoria, patrimonio e educación. Educatio Siglo XXI, v. 28, n. 2, 2010, p. 17-42.

Downloads

Publicado

2025-12-14

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO

Como Citar

SATURNINO, Edison Luiz; GIL, Carmem Zeli de Vargas; TOJAL, Eduarda dos Santos; SILVA, Sabrina Giordani da. Como pensar as coisas que ainda não existem: a organização do acervo da Escola Souza Lobo (Porto Alegre, RS) em tempos de emergência climática. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025009, 2025. DOI: 10.20888/ridphe_r.v11i00.20915. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/20915. Acesso em: 24 jan. 2026.