Diretrizes para Autores
A Temáticas recebe manuscritos inéditos e de reconhecido mérito científico nas áreas de Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Demografia e áreas correlatas. Recebemos tanto artigos livres em fluxo contínuo (que devem ser submetidos na "Seção Livre" - novas submissões estão temporariamente suspensas) quanto manuscritos para dossiês (que devem ser enviados apenas para chamadas abertas na seção "dossiê"). Todos/as os/as autores/as dos manuscritos devem estar no mínimo no mestrado.
São aceitos manuscritos nas seguintes categorias:
- Artigos originais e inéditos, resultados de pesquisa empírica, teórica ou conceitual. Os manuscritos devem conter entre 12 e 25 páginas, já com bibliografia, títulos e resumos. Os manuscritos devem ser redigidos prioritariamente em português ou espanhol. Em casos específicos, aceita-se a publicação de textos em inglês ou francês.
- Resenhas bibliográficas: revisão crítica de livros que tenham sido publicados no Brasil ou no exterior nos três últimos anos. As resenhas devem seguir o padrão de publicação da revista Temáticas, contendo no máximo 6 laudas.
- Entrevistas: conversas realizadas com intelectuais e pesquisadores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as, acompanhadas de autorização do/a entrevistado/a.
- Tradução: artigos ou capítulos de livros inéditos no Brasil. Não há restrições quanto ao idioma do texto de partida. As traduções devem ser acompanhadas com a autorização por escrito do(s) autor(es) ou da(s) entidade(s) detentora(s) de seus direitos para publicação na Temáticas.
Atenção: ao submeter manuscritos à Temáticas, os/as autores/as devem estar atentos/as às diretrizes abaixo. Para a avaliação inicial (desk review) não serão considerados textos que não atendam aos critérios de publicação nesta revista. No caso de dúvida, a autoria deve entrar em contato com os/as editores/as da revista através do e-mail: tmaticas@unicamp.br
Normas para preparação dos manuscritos
1. O trabalho deve ser enviado anonimamente, sem qualquer identificação de autoria, inclusive nas referências. No caso do aceite de trabalhos, a versão final deve conter dados sobre filiação institucional da autoria, e-mail para contato e Orcid.
2. O manuscrito deve ter extensão.doc, .docx ou .rtf. Além disso, deve ser entregue em papel tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Todas as margens devem ser de 2 cm.
3. Todos os manuscritos (artigos, resenhas, traduções etc.) devem conter, obrigatoriamente:
i) Títulos: título em português, título em inglês e título em espanhol
ii) Resumos: resumo em português, abstract e resumen (máximo de 250 palavras)
iii) Palavras-chave: em português, em inglês e em espanhol (máximo de 5 palavras-chaves). As palavras-chave devem iniciar com letras maiúsculas e precisam ser separadas por ponto e vírgula.
iv) Referências, seguindo o formato ABNT - 6023/2018, devem estar dispostas no final do texto. Só devem ser incluídos trabalhos citados no texto.
Considerações sobre referências:
As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, (em caixa alta). A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o modelo a seguir:
Livro: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora, ano de publicação.
Capítulo de livro: SOBRENOME, nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, nome do (s) organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial e final do capítulo referenciado.
Artigo de periódico: SOBRENOME, nome. Título do artigo: subtítulo. Título do periódico, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, ano da publicação.
Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, nome. Título da tese. Tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), vinculação acadêmica, local e data.
Documentos em meio eletrônico: Obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”, e a data do acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.
4. Outras indicações sobre formatação dos textos (Citações, notas, imagens e tabelas)
Citações: As citações devem seguir o formato ABNT, cujas diretrizes básicas são as seguintes:
(i) As citações de até 3 (três) linhas deverão vir entre aspas na sequência do texto;
(ii) As citações de mais de 3 (três) linhas deverão vir em parágrafo à parte, recuado a 2 cm da margem esquerda e 2 cm da margem direita, em tamanho 12, espaçamento simples. Se for o caso, indicar “grifos no original”, “grifo nosso”, ou equivalentes.
(iii) O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (TORRES, 1978). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Segundo Schaff (1992)...”. Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p. (DELOUYA, 1994, p.54). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (MARX, 1984a) ou (MARX, 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos são indicados, ligados por "&" (LAMOUNIER & MENEGUELLO, 1986) e quando tiver três ou mais, indica-se o primeiro seguido de et al. (WEFFORT et al., 1988)
Notas Explicativas de rodapé: são utilizadas para comentários ou esclarecimentos. Devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas ao pé da página, tamanho 10, espaçamento simples e justificado. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo (ABNT NBR 10520).
Elementos complementares: tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO, GRÁFICO, MAPA ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto.
5. Carta de Originalidade
- 5.1 A cada submissão uma declaração deve ser enviada com a assinatura de todos/as os/as autores/as, atestando que o manuscrito é original e que o autoria se responsabiliza por seu conteúdo.
- 5.2 A carta deve ser baixada, preenchida, assinada, digitalizada e inserida no sistema, no ato da submissão do trabalho em Declarações de Originalidade. Para preencher basta cliclar em: "Declaração de Originalidade".
6. Cadastro no ORCID
- 6.1 Como forma de padronização de autoria, o Comitê da revista Temáticas tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica (atual ou última filiação) e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
- 6.2 O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.
- 6.3 Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro. É obrigatório o registro ORCID de todos/as os/as autores/as.
7. Uso do Template
Os trabalhos submetidos à revista Temáticas deverá utilizar obrigatoriamente o template e seguir as orientações contidas nele.
8. Preenchimento dos Metadados de Submissão
8.1 Ao se cadastrar na revista Temáticas e submeter um manuscrito, solicitamos atenção ao preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos três idiomas na revista (português / inglês / espanhol), os dados do segundo e do terceiro idioma deverão também ser preenchidos.
8.2 Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.
8.3 Atenção: não colocar as palavras em caixa alta em nenhum campo.
8.4 Os metadados exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:
- Título: Se o título do manuscrito começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no "prefixo". Para separar título e subtítulo não é necessário colocar dois pontos “:”, pois o sistema preenche sozinho. Preencher o título nos três idiomas.
- Subtítulo: Incluir o subtítulo iniciado sempre por minúsculo. Preencher subtítulo nos três idiomas.
- Resumo: Incluir o resumo em português, inglês e espanhol em cada subcampo, com o limite de 250 palavras.
- Informações de Cobertura: Incluir nesta área a localidade e temporalidade a que corresponde seu manuscrito (Por exemplo: Brasil; Contemporâneo ou Século XXI; Global). Fazer o mesmo para o inglês e o espanhol.
- Tipo: Incluir neste campo o tipo de suporte. (Por exemplo.: Texto)
- Direitos: Neste campo, copie e coloque a licença do Creative Commons da revista: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- Idiomas: Informe os três idiomas da submissão, incluindo apenas as siglas dos idiomas. (Por exemplo: para Português, usar a expressão "pt"; para o Inglês use "en" e para o espanhol utilize "es").
- Área do Conhecimento: Insira a área de conhecimento principal do manuscrito (Por exemplo: Ciências Sociais ou Sociologia ou Ciência Politícia ou Antropologia). Faça isso para as três línguas solicitadas.
- Palavras-chave: Inclua até 5 palavras-chave. Iniciar cada palavra maiúsculo e pressionar <enter> ao inserir uma palavra (Exemplo.: Raça [enter] Democracia racial [enter] Florestan Fernandes [enter] Gilberto Freyre). Não utilize palavras-chave muito específicas e coloque nas três línguas solicitadas.
- Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Exe.: FAPESP – Processo n.2020/001258).
Fonte: adaptado da RDBCI (UNICAMP)